Recolocação profissional – Não posso ajudar você!

Já há algum tempo estamos orientando significativos esforços da equipe da People TI para o desenvolvimento de ferramentas e métodos que ajudem profissionais a desenvolverem suas carreiras e alcançar os resultados que esperam.

No entanto confesso que, muitas vezes, é difícil ajudar alguns profissionais que participam de processos seletivos conosco, nos solicitam apoio para o desenvolvimento de suas carreiras ou que nos procuram buscando recolocação.

O estrago que já fizeram em suas carreiras ou as posturas que adotam são tão prejudiciais que ficam impedidos de dar um bom passo para o desenvolvimento de suas carreiras.

A seguir descrevo, para sua reflexão, algumas situações que nos impedem de ajudar profissionais para o desenvolvimento de suas carreiras:

– Quando a sua rede de relacionamentos não está disposta a ajudar você.

– Quando, em processos seletivos, você não demonstra disposição sincera de participar de todas as etapas propostas.

– Quando requisitos importantes para o desempenho de suas atividades e para o desenvolvimento de sua carreira foram negligenciados – inglês, MBA, delegação, comunicação, redação, etc….

– Quando identifico que você culpa empregadores, colegas de trabalhos, governo, etc. pela sua falta de SORTE.

– Quando seu histórico profissional sistematicamente registra períodos muito curtos em diversas empresas. Mesmo que você tenha uma boa explicação para isto, novos empregadores morrem de medo de candidatos pula-pula.

– Quando você não consegue lembrar o nome do seu último gestor e ou informações relevantes do cargo/empresa onde trabalhou por último.

– Quando você não sabe exatamente que tipo de oportunidade está buscando e acha que a empresa tem obrigação de lhe oportunizar crescimento.

– Quando você não tem reserva financeira que lhe permita manter-se no foco de busca por cargos alinhados com a sua vocação.

– Quando você não consegue priorizar investimento financeiro para a contratação de serviços especializados de recolocação profissional.

– Quando na primeira etapa do processo seletivo dou espaço para você fazer perguntas e você não pergunta nada ou só quer saber sobre o horário de trabalho ou se a empresa tem plano de carreira.

– Quando o candidato não se conhece, não tem uma medida realista dos seus potenciais e gaps de competências.

– Enquanto você não entender que procurar trabalho dá trabalho e que você vai ter que dedicar muito tempo e empenho inteligente na busca dos seus objetivos profissionais.

Nenhuma destas situações isoladamente, impedirão a People TI de ajudar você, mas se três ou mais destes comportamentos estiverem presentes você pode estar colocando do desenvolvimento de sua carreira em risco. Pense nisto!!

Texto de Claudia Petrus, março 2016.

 

 

 

 

 

Redação
Write a Comment