Uma pedra no caminho – ou uma oportunidade?

Como já comentamos anteriormente, somos grandes fãs de mudanças aqui na People TI, estejam elas nos planos ou não.

Mas aprender a lidar e aceitar os imprevistos pode ser um processo difícil e desafiador. Muitas vezes, nos prendemos à segurança do comodismo, e perdemos grandes oportunidades de crescimento por medo do desconhecido.

Não são raras as vezes em que esse medo nos impede de sair de situações e ambientes tóxicos – sejam empregos, relacionamentos ou hábitos prejudiciais. É  claro que mudar assusta, e quanto maior é o apego à rotina, maior é dificuldade de encarar transformações como algo positivo e benéfico.

Porém, ser resistente à mudança não significa ser imune à ela. Por vezes, elas nos são impostas– e somos obrigados a lidar com as consequências.  Nessas situações, nossa postura frente ao inesperado define a maneira como seremos afetados; quando aprendemos a interpretar o imprevisto como uma oportunidade, o que inicialmente parece um passo para trás pode resultar num grande avanço, tanto em termos profissionais quanto pessoais. Sair da zona de conforto nos força a reavaliar escolhas e repensar objetivos de carreira e de futuro; nesse momento, tomar as rédeas e ser o gerador das mudanças garante um retorno positivo de um processo que, inicialmente, não foi intencional.

Mas não basta só querer;  como podemos aprender a olhar para a mudança de uma forma positiva?

No início do texto falamos que aqui na People as mudanças são bem-recebidas; mas é fato que aprendemos diariamente a encará-las dessa forma. O aprendizado vem por meio das nossas redes de apoio (família, amigos, coworkers, clientes…), do auxílio de ferramentas e de uma postura disponível e aberta, que contribui para uma constante mudança de atitude.

Continuamos aprendendo, e continuamos mudando – e você? Vai mudar também, ou vai ficar parado?

 

Redação
Write a Comment