Dicas de Currículo – Parte I

Confira aqui 7 dicas para aperfeiçoar o seu currículo:

  1. Atenha-se às informações profissionais.
    O currículo deve conter, além das experiências profissionais, apenas informações básicas e de contato – documentos, dados bancários e características pessoais não são necessárias.
  2. Seja claro e objetivo nas informações.
    Seja sucinto, priorizando a objetividade. Idealmente, um CV não deve conter mais de duas páginas.
  3.  Adapte o currículo para cada vaga que concorrer.
    Monte um currículo específico de acordo com cada vaga, realçando as experiências e atividades mais relevantes em relação ao cargo pretendido.
  4. Seja verdadeiro.
    Não inclua experiências e habilidades que não possui. É comum que, antes da contratação, as empresas peçam testes técnicos e avaliações comportamentais – fica fácil detectar informações falsas, e uma “mentirinha” pode resultar na perda da vaga.
  5. Ao enviar o CV, sempre especifique a vaga que lhe interessa.
    Ao enviar o currículo por e-mail, adicione o título ou código da vaga no campo “assunto” – assim, o selecionador sabe imediatamente para qual vaga você está se candidatando. Uma breve apresentação no corpo da mensagem também ajuda a deixar uma primeira impressão positiva.
  6. Preste atenção na estrutura e organização do currículo
    As experiências profissionais devem ser listadas em ordem cronológica, da mais recente à mais antiga. Lembre-se de adicionar uma breve descrição das atividades desempenhadas em cada cargo!
  7. O visual é importante!
    Utilize recursos como negrito e itálico para destacar informações relevantes, mas evite misturar fontes e tamanhos de texto – um visual clean é o ideal. Prefira currículos em formato PDF e, ao salvar, utilize o seu nome como título do arquivo.
Redação
Write a Comment