O Mercado de Trabalho Pós Coronavírus

Começa a tomar força e ser notícia de destaque as ações que estão sendo tomadas pelos países para auxiliar as empresas de forma a minimizar o impacto da pandemia.

Cada governo, de acordo com a sua quantidade de recursos, capacidade de antecipação e mobilização, começa a anunciar medidas de socorro às empresas e aos empregos. No entanto, a previsão é que essas ações não serão suficientes para garantir que permaneçam abertas todas as empresas e todos os postos de trabalho.

Em tempos de tantas incertezas, a convicção que temos é que estamos passando por um período de grande trauma e transformação mundial, e o mercado de trabalho será fortemente impactado.

Equipes ágeis e com perfis flexíveis são mais fortes em momentos de crise.

Muitas empresas não sobreviverão, outras terão suas estruturas reduzidas, outras – mais ágeis e flexíveis – conseguirão esboçar reação adequada e as mais inovadoras, criativas e resilientes conseguirão aproveitar as oportunidades que surgirem, mesmo diante desse cenário desafiador.

Muitos profissionais estão sendo demitidos e provavelmente as empresas necessitarão de perfis com competências diferentes do que elas têm hoje. Nesse momento de incertezas de mercado e de redução de custos é primordial refletir sobre quais competências são estas.

Flexibilidade, cooperação, resiliência, resistência à pressão, criatividade e abertura são algumas competências sobre as quais vale a pena refletir.

Pense nos bons momentos da sua carreira:onde você conseguiu fazer boas entregas, quando foi capaz de exercer influência e orientar as ações para a busca de melhores resultados, em quais situações você resolveu problemas que impactaram no resultado da empresa e/ou na percepção do cliente sobre valor do que ele recebeu.

Nestes momentos suas competências fizeram a diferença! Para auxiliar na identificação de suas competências de destaque, escreva um relato dessas situações, pontuando o que estava acontecendo (contexto – C), o que você fez (ações- A) e os resultados (R) alcançados. Cada relato deve conter o CAR (Contexto / Ação/ Resultado). 

Dedique-se a analisar estes relatos e identificar competências que estão presentes no seu perfil. Temos certeza de que há muita coisa boa aí! Seja realista, deixe o auto boicote fora da jogada! 

O resultado desta reflexão pode fazer toda a diferença na forma como você percebe e reagirá frente aos momentos de incerteza e dificuldades que se aproximam. Tem muita coisa boa em você. Tome consciência de suas competências e utilize-as. Tudo vai ficar mais claro e fácil.

Redação
Write a Comment