Como demitir
Por Claudia Petrus
Se ser demitido não é fácil, pode acreditar que, na maioria das vezes, é também um momento bastante difícil para o profissional que tem a responsabilidade de fazer a comunicação da demissão. Em tempos de crise como o que estamos vivendo agora, onde empresas estão ajustando suas estruturas, saber demitir é mais uma competência que está sendo muito aplicada.
Hoje quero compartilhar com profissionais que tem esta responsabilidade, minha experiência como gestora e também como consultora da People TI, onde acompanho um grande número de empresas.
- Esteja ciente de que a demissão não envolve somente demitido e a pessoa que comunica a demissão. Toda a empresa está atenta e analisa os acontecimentos relativos aos processos de demissão. As pessoas entendem que, o que acontece com outros pode acontecer com elas também – para o bem ou para o mal.
- Assim como na contratação e durante o exercício profissional em uma organização, o momento da demissão deve ser um momento respeitoso.
- Seja objetivo e assertivo, enrolar, ficar dando voltas e explicações sem fundamentação não vai tornar a situação melhor nem para você nem para a pessoa que está sendo demitida.
- Reserve um tempo adequado e uma sala onde vocês possam conversar com privacidade.
- Dê oportunidade para que o demitido fale, acolha seus sentimentos sem julgamento, mesmo que ele traga conteúdos difíceis. Ouça com atenção os pontos de vistas dele, informações valiosas sobre organização dos processos, estilo de liderança, disponibilidade de recursos, por exemplo, poderão trazer informações decisivas para a empresa e até mesmo para a definição do perfil do substituto.
- Comunicar a demissão é responsabilidade do gestor e não do RH. Um profissional de RH pode dar suporte, mas é o gestor que tem o histórico, as razões e a responsabilidade pela comunicação.
- Caso o demitido sinalize surpresa e a causa da demissão seja desempenho ou comportamentos inadequados, significa que há um sério problema de gestão de desempenho aí! Faltou feedback e orientação para que melhores resultados pudessem ser alcançados. Cartão amarelo para o gestor!
- Caso o motivo da demissão seja uma reestruturação e diversos profissionais sejam demitidos, concentre a demissão em um curto período de tempo. Ao final deste processo reúna os demais colaboradores, explique a situação, apresente os planos de ação em andamento e tranquilize quem fica, mas não dê falsas esperanças de que não haverá mais demissões se você não estiver realmente certo disto.
- Não demita na sexta feira no final da tarde. Dê oportunidade para que o demitido se despeça dos colegas de trabalho, se ele assim quiser fazer. Reúna a equipe e comunique a demissão. Refira-se ao demitido com respeito e consideração e na medida do possível, comunique os motivos da demissão.
- Sempre que possível, ofereça ao demitido apoio ao processo de recolocação profissional. Serviços de outplacement, apoio à recolocação, indicações na sua rede de relacionamentos são ações que a empresa pode tomar e que estabelecerão uma imagem muito positiva para quem está na empresa, para quem sai, e para o mercado de mão de obra em geral, que verá na empresa responsabilidade e compromisso com as pessoas – isto aumentará a capacidade de atração e retenção de bons profissionais.