7 Tipos de Softwares – que você deveria utilizar para agilizar seu Home-Office
Dado o contexto de termos um cenário onde o home-office é cada vez mais uma nova realidade profissional. Passado o desafio inicial de se provar que era possível ser tão produtivo em casa quanto se era no escritório, o maior desafio agora é alinhar a produtividade conquistada com um ritmo que permita harmonizar as necessidades do escritório com as necessidades e deveres de quem está em casa, principalmente se você convive com mais pessoas em sua casa, como amigos ou familiares.
Abaixo, eu apresento alguns tipos de softwares que possam auxiliar você a construir uma rotina de trabalho mais produtiva. Obviamente já fugi da obviedade de algumas ferramentas, como o WhatsApp, ou os aplicativos de videoconferência, já consolidados no cotidiano na maioria. Esses são alguns dos meus “hacks” favoritos de produtividade.
1 – Cadernos virtuais
Anotar no caderno para alguns é uma excelente maneira de não se esquecer do que foi comentado ou quais serão os próximos passos de uma reunião. Mas se encontrar em meio a tantas páginas que já tenha escrito, para lembrar algo que tenha sido dito ou combinado há dois ou três meses atrás pode ser uma tarefa complexa ou que tome mais tempo do que o necessário. Softwares como o OneNote ou mesmo o Evernote (meu preferido!), podem ajudar você a organizar seus assuntos em “cadernos” especiais e dessa forma recuperar o conteúdo de forma mais rápida. De outra forma, dado que a maioria desses softwares trabalha em nuvem, permite que você possa escrever sem se preocupar em salvar (salva automaticamente), além de ser multiplataforma, ou seja, você pode começar a anotação em seu notebook, e complementar ou terminar em seu celular, por exemplo. É necessário uma certa persistência até que comece a utilizar de forma “natural”, mas os ganhos são muitos!
2 – Produção de artes
É incrível a importância que as redes sociais ganharam nessa pandemia. Estar presente nesse meio nunca foi tão essencial quanto hoje. Mas como produzir tanto conteúdo sem ter conhecimento de design? Há um número bem interessante de softwares disponíveis, a maioria com alguns recursos gratuitos. Três que chamam a atenção nesse contexto são o Spark, o Canvas e o nacional Trakto, meu preferido. Em todos, apenas subindo imagens e seus textos, rapidamente você consegue criar uma arte para algum perfil ou rede social, sem maiores dificuldades. Vale a pena experimentar e entender qual melhor se adequa às suas necessidades.
3 – Gerenciamento de redes sociais
E se estar nas redes sociais faz sentido, vale também a pena manter uma boa constância de postagens nessas redes sociais. Para isso, vale a pena testar alguns dos softwares que permite o agendamento de suas postagens nas redes sociais de sua preferência, evitando que você precise entrar em suas redes todos os dias para suas postagens. Se programando bem, em poucas horas, você consegue montar um calendário de postagens para o mês inteiro. Particularmente, gosto muito da solução da MLabs.
4 – Comunicação de grupo
Nem só de WhatsApp e Telegram vive a comunicação de sua equipe. Uma das ferramentas muito utilizadas para esse tipo de comunicação é o Slack, que permite a integração como uma série de outras ferramentas e soluções, permitindo o desenvolvimento e controle de projetos dentro da própria ferramenta. Além do Slack, há uma boa gama de ferramentas interessantes, como por exemplo o Teams da Microsoft.
5 – Gerenciamento de projetos
No meio da comunicação mais distante, se sua empresa gerencia projetos, vale a pena utilizar ferramentas de gerenciamento como o Trello por exemplo, para auxiliar no acompanhamento de todas as atividades.
6 – Mapa mentais
Perdido em meio às ideias de um novo projeto? Já ouviu falar de mapa mental? Mapas mentais ajudam a organizar ideias e caminhos para o desenvolvimento de projetos. Vale a pena dar uma olhada sobre o assunto e entender como eles podem ajudar você a encontrar novos caminhos. Um dos que uso é o Freemind, simples, mas totalmente gratuito.
7 – CRM’s
CRM. Sim, se você trabalha com clientes, precisa ter de alguma forma alguma maneira de entender quem são, o que compram e como e quando você deve acioná-los. De um simples caderninho às grandes plataformas, esse é um campo onde você consegue facilmente encontrar alguma solução que se encaixe em seu segmento ou modelo de negócio. Costumo a dizer que mais do que ferramenta, o que faz de fato um CRM ser bom é como você o utiliza. Se não utiliza nada, comece!
Extra: Pomodoro
Cansado de tanto lembrete e notificação de agenda ou de redes sociais? Pomodoro é uma conhecida técnica quer permite que você se concentre em alguma atividade por 25 minutos e faça curtos descansos entre uma e outra, atingindo melhor produtividade. De olho nessa técnica, tente alguns softwares que permitem “bloquear” seus lembretes e notificações (como o Whats) durante esse tempo de foco.
Espero que essas dicas possam ajudar você a ser mais produtivo em sua rotina! Grande abraço!
Texto de Caio Camargo em 29 de julho de 2020 em https://mercadoeconsumo.com.br/