Liderança tóxica: você já ouviu falar?

Se você já trabalhou com um chefe arrogante, que está sempre pronto para apontar os erros dos outros sem assumir os seus, que desestabiliza as pessoas com estados de humor imprevisíveis, provavelmente você já teve contato com uma liderança tóxica.

Apesar desses líderes sempre terem existido, a pressão pelo resultado tornou as lideranças tóxicas um fenômeno endêmico e aceito em muitas organizações como parte da sua cultura.

Continue lendo, entenda mais sobre o assunto e descubra como evitar esse tipo de liderança no seu negócio.

O que é o líder tóxico?

A expressão foi criada em 1996 por Marta Whicker, no livro Toxic Leaders: When Organizations Go Bad. No entanto, a definição mais geralmente aceita pela comunidade científica foi proposta por Lipman-Blumen: os líderes tóxicos são “pessoas que devido aos seus comportamentos destrutivos e características pessoais disfuncionais, causam danos sérios e duradouros aos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, e até mesmo às nações que lideram”.

De forma abrangente, a liderança tóxica inclui as seguintes características:

Manipulam objetivos

Além de substituírem os objetivos da empresa por seus objetivos pessoais, a liderança tóxica projeta em seus subordinados suas próprias necessidades e crenças.

Onipotência

Esses “líderes”podem acumular conhecimento teórico e alguns de ordem prática sobre como conduzir a empresa, sem que nunca antes os tenham colocado em prática na execução.

Inclusive, exibem grandes dotes de oradores e se expressam com conceitos teóricos que não possuem nenhuma ou quase nenhuma aplicação à realidade. No entanto, o mais grave é o fato de que não aceitam recomendações e sugestões que não coincidam com as suas.

Vingativos e Rancorosos

Assim que assumem uma posição de poder, aproveitam-se da posição para se vingar de todas aquelas pessoas que, de acordo com o seu julgamento, tenham o prejudicado ao longo dos seus anos de trabalho.

Autoritarismo

Na medida em que sua incapacidade se mostra evidente, o líder tóxico busca manter o controle a todo custo. Demitindo todos aqueles que emitem uma opinião ou discordem de suas magníficas ideias.

O resultado é um grande número de subordinados que obedecem sem questionamento às ordens que são dadas. O foco torna-se satisfazer o líder tóxico e não a realização dos seus trabalhos.

Consequentemente, isso leva a um esgotamento dos recursos da empresa, podendo levar até mesmo ao fracasso da organização.

7 tipos de liderança tóxica

Liderança Abusiva

Esse líder caracteriza-se pelo uso da linguagem verbal e não verbal rude e hostil para criar um ambiente de medo e intimidação. Gosta de explorar os pontos fracos e humilha os colaboradores aos olhos dos outros.

Além disso, possui atitudes discriminatórias, de favoritismo e até mesmo de assédio moral.

Liderança Autoritária

Caracteriza-se por um estilo frio, distante, intimidatório e punitivo. E, além de invadir a privacidade dos seus colaboradores e controlar de perto a realização das tarefas, ele ignora as ideias que são contrárias às suas e não permite aos colaboradores que inovem. 

Liderança Narcísica

Este líder caracteriza-se por se ver como alguém extraordinário, destinado aos lugares de topo. É o centro de gravidade de tudo o que gira à sua volta. Além disso, utiliza o charme, a manipulação e a retórica para atrair.

É arrogante e inflexível e não admite os seus erros. Rejeita o feedback negativo sobre as suas acções. Tem falta de empatia e ignora os sentimentos dos outros.

Liderança Autopromocional

Esforça-se para ser bem visto pelos superiores e estabelecer relações com os níveis mais elevados de decisão. No entanto, não assume responsabilidade pelos erros que ocorrem na equipe e tende a atribuí-los a terceiros.

Liderança Controladora

Não confia nos colaboradores para tomarem decisões ou iniciativas e, por isso, não delega responsabilidades. Consequentemente, prefere ser ele a realizar as tarefas para se sentir seguro dos resultados.

Além disso, define objetivos impossíveis de alcançar, faz exigências não razoáveis e comenta os erros de forma punitiva.

Liderança Imprevisível

Caracteriza-se por reações explosivas e o seu estado de humor determina o clima no local de trabalho. Utiliza critérios pouco consistentes, nas tomadas de decisão.

Com isso, a imprevisibilidade das suas reações gera sentimentos de insegurança e desconfiança e eleva os níveis de ansiedade da equipe.

Liderança Ausente

Este líder está frequentemente indisponível e não apresta apoio aos seus colaboradores quando necessário. Dá pouco ou nenhum feedback mesmo quando lhe é pedido.

Devido à distância imposta, os colaboradores sentem-se inseguros por falta de orientações claras e de feedback sobre o desempenho.

O que fazer para evitar que sua empresa caia nas mãos de uma liderança tóxica

Quando uma empresa atinge grandes dimensões, a elaboração de entrevistas de emprego personalizadas pode se tornar uma tarefa difícil.

Por isso, uma excelente estratégia para identificar com mais assertividade o perfil dos potenciais colaboradores é a realização de testes de personalidade e o uso de outras ferramentas que lhe permitam medir as habilidades emocionais dos candidatos.

Inclusive, aliado à essa análise, avalie o histórico e a sua credibilidade como líder e pessoa.

Conte com o suporte da People TI

Com mais de 10 anos de experiência, a People TI traz soluções em Gestão de Pessoas para a sua empresa, como:

Assessment e Avaliação Psicológica

Sua organização pode contar com serviços especializados de avaliação, sem precisar ter esses profissionais alocados na sua equipe. Para cada tipo de demanda, nossos especialistas estão preparados para atendê-lo com agilidade e assertividade.

Atração e Seleção

Nosso processo especialista une estratégias de divulgação e triagem assertiva, entrevistas por competências e avaliações de perfil aprofundadas.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos te ajudar.

Redação
Write a Comment