Teoria dos Dois Fatores de Herzerberg

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: como aplicá-la?

Se você notou que a produtividade da sua equipe está caindo e os resultados não estão sendo como o esperado, certamente já se perguntou o que poderia fazer para ter colaboradores mais motivados. Por isso, você precisa conhecer a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A seguir, conheça mais sobre esse assunto e veja como aplicá-lo no dia a dia da sua equipe.

Boa leitura!

O que é a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg?

A Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida nos anos 50 pelo americano Frederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work).

Diferente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas. Consequentemente, realizou uma pesquisa para identificar os fatores que causavam satisfação e insatisfação dos profissionais no ambiente de trabalho.

Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).

Quais são os fatores motivacionais?

Como o próprio nome sugere, esse nome é a chave para um colaborador verdadeiramente motivado.

Os fatores motivacionais referem-se aos aspectos que estão sob o controle do colaborador, pois têm relação com os seus objetivos profissionais e questões mais subjetivas. Os principais são:

  • Funções desempenhadas;
  • Responsabilidades;
  • Autonomia no trabalho;
  • Reconhecimento;
  • Sentimento de crescimento profissional e pessoal.

Quais são os fatores higiênicos?

Basicamente, esses fatores são tudo o que está relacionado a empresa. Isso inclui:

  • Condições físicas do espaço de trabalho; 
  • Segurança do ambiente e entorno; 
  • Clima e cultura organizacional;
  • Políticas administrativas e de recursos humanos;
  • Salário e benefícios;
  • Relacionamento com os colegas.

4 Benefícios da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg para a sua empresa 

A aplicação dessa teoria traz benefícios relacionados principalmente à performance dos profissionais e à qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Aumenta o engajamento dos colaboradores 

Por meio do aprimoramento dos fatores higiênicos e motivacionais, os funcionários se sentirão mais valorizados e, consequentemente, terão mais ânimo para focar nas metas da equipe e nos desafios diários.

Desenvolve a produtividade 

A lógica é simples: colaboradores motivados produzem mais e melhor porque entendem que seu trabalho gera resultados e é importante para o funcionamento da empresa.

Movimentos de demissão em massa como o great resignation, nos EUA, e o chamado quiet quitting (“demissão silenciosa”, quando o colaborador se limita a cumprir estritamente as atribuições no seu escopo) vêm ganhando espaço nas notícias e reforçam a ligação entre o desempenho dos funcionários e a valorização pela empresa. 

Cria uma cultura organizacional mais saudável 

Os fatores motivacionais e higiênicos têm o poder de definir como será a relação dos colaboradores com a empresa e entre si. Quando trabalhados de forma estruturada, atentando para pontos como ergonomia, salário e plano de carreira, cria-se uma cultura organizacional que se preocupa com o funcionário – e esse sentimento é replicado a nível interpessoal, impactando positivamente o clima da empresa. 

Reduz a rotatividade 

O turnover consiste no percentual de colaboradores que deixam a empresa em um determinado período.

E com funcionários satisfeitos, o índice de rotatividade tende a diminuir, favorecendo a retenção de talentos e economizando recursos que seriam gastos em novos processos de seleção e treinamento.

Quais são os passos para utilizar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg na prática?

1º Passo: Análise criteriosa do ambiente da empresa

O primeiro passo é entender os fatores higiênicos da empresa. Isso significa analisar desde o espaço físico até aos equipamentos que os colaboradores têm ao seu dispor para realizar suas funções.

Além disso, anote cada aspecto que compõe os fatores higiênicos,  como salários, benefícios, cultura organizacional, políticas administrativas, condições físicas, etc para conferir uma a uma. 

2º Passo: Prepare-se para fazer o “enriquecimento do trabalho”

De acordo com Herzberg, o “enriquecimento do trabalho” é um conceito que foca em trabalhar o conhecimento e as habilidades de cada colaborador de forma individual e pode ser feito de duas formas:

  • Horizontal, quando há uma diversificação das tarefas, demandas e atribuições para deixá-los mais motivados;
  • Vertical, quando se eleva ou diminui a dificuldade no trabalho para aumentar o engajamento.

Assim, ao identificar o que pode ser relevante para cada funcionário, você pode trabalhar ações que contribuam para esses pontos, a fim de deixá-los mais satisfeitos com suas tarefas e trabalho.

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Redação
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