Dicas de Currículo – Parte I
Confira aqui 7 dicas para aperfeiçoar o seu currículo:
- Atenha-se às informações profissionais.
O currículo deve conter, além das experiências profissionais, apenas informações básicas e de contato – documentos, dados bancários e características pessoais não são necessárias. - Seja claro e objetivo nas informações.
Seja sucinto, priorizando a objetividade. Idealmente, um CV não deve conter mais de duas páginas. - Adapte o currículo para cada vaga que concorrer.
Monte um currículo específico de acordo com cada vaga, realçando as experiências e atividades mais relevantes em relação ao cargo pretendido. - Seja verdadeiro.
Não inclua experiências e habilidades que não possui. É comum que, antes da contratação, as empresas peçam testes técnicos e avaliações comportamentais – fica fácil detectar informações falsas, e uma “mentirinha” pode resultar na perda da vaga. - Ao enviar o CV, sempre especifique a vaga que lhe interessa.
Ao enviar o currículo por e-mail, adicione o título ou código da vaga no campo “assunto” – assim, o selecionador sabe imediatamente para qual vaga você está se candidatando. Uma breve apresentação no corpo da mensagem também ajuda a deixar uma primeira impressão positiva. - Preste atenção na estrutura e organização do currículo
As experiências profissionais devem ser listadas em ordem cronológica, da mais recente à mais antiga. Lembre-se de adicionar uma breve descrição das atividades desempenhadas em cada cargo! - O visual é importante!
Utilize recursos como negrito e itálico para destacar informações relevantes, mas evite misturar fontes e tamanhos de texto – um visual clean é o ideal. Prefira currículos em formato PDF e, ao salvar, utilize o seu nome como título do arquivo.