Feedback: o que é como realizá-lo?
Independente de qual empresa ou cargo hierárquico, todos precisam ser analisados e compreender se estão suprindo as expectativas de acordo com os resultados e entregas. Para isso, existe o feedback.
Preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor a importância do feedback, sobre as diferentes formas de abordar o colaborador e como adotá-lo dentro de uma empresa.
Boa leitura!
O que é feedback?
O feedback é uma resposta dada a um profissional com o intuito de estimulá-lo, uma avaliação que tem como objetivo auxiliá-lo a entender mais sobre o seu comportamento. Inclusive, essa avaliação pode ser do líder para o liderado ou vice-versa.
Sendo assim, dar um feedback quer dizer que você se importa com o seu profissional o suficiente para sair da sua zona de conforto e ter uma conversa bastante aberta.
No entanto, para que seja feita de forma profissional e empática é preciso cuidado e deve ser preparado para que seja algo transformador e eficiente. Além disso, vale lembrar que o feedback é muito mais do que as palavras. O tom de voz usado está envolvido no meio dessa comunicação e, por isso, é preciso atenção para que não soe agressivo.
Os 6 tipos de feedback
Existem 6 tipos de feedback. Confira abaixo.
1 – Feedback Construtivo
Com o objetivo de abordar algum comportamento ou atitude que obteve um impacto negativo e que deve ser trabalhado, o feedback construtivo também inclui um caminho para que seja possível melhorar o impacto.
2 – Feedback Positivo
Com o objetivo de elogiar uma atitude de um profissional ou um comportamento que teve um impacto positivo, o feedback positivo também mostra para esse colaborador qual a atitude que gostaria que fosse repetida. E lembre-se: mesmo que seja uma atitude simples, elogie! Relembre o profissional do impacto obtido!
3 – Feedback Negativo
De todos os feedbacks, esse é o que precisa ser pensado com mais cuidado. Afinal, além de um comentário negativo, é uma conversa na qual é preciso abordar algo que deve ser aprimorado.
Normalmente, existem 3 tipos de feedback negativo:
- gestor para o colaborador;
- colaborador para o gestor;
- colaborador para colaborador.
Além disso, também existe a devolutiva negativa no processo de recrutamento ou seleção. Ou seja: o momento de falar que o candidato não foi aprovado.
Esse tipo de feedback é muito importante para que o profissional possa melhorar em alguns pontos e ser aprovado em outro processo seletivo futuro ou em outra empresa, por exemplo.
4 – Feedback pessoal
Podendo ser positivo, negativo ou construtivo, o feedback pessoal se refere ao comportamento do colaborador a respeito das suas responsabilidades e na convivência com o resto da equipe.
5 – Feedback insignificante
Como o próprio nome já diz, o feedback insignificante não agrega em nada na conduta do colaborador. Geralmente isso ocorre, pois a pessoa que o ofereceu não se baseou em dados sólidos no momento da conversa.
6 – Feedback ofensivo
Quando uma devolutiva é feita no “calor do momento”, pode haver o uso de palavras que ofendem o colaborador como “preguiçoso”, “irresponsável”, dentro outros adjetivos que nada tem a agregar na conduta do profissional. Por isso, esse é outro tipo de feedback que não deve ser utilizado no ambiente organizacional.
Como construir um feedback adequado?
Como falamos anteriormente, a forma como é dada um feedback é fundamental. Mas para que ele seja construtivo são necessários alguns elementos:
Contexto
É importante saber a realidade da situação que originou o feedback. Por isso, seja transparente especifique o momento que gerou a conversa, por exemplo: “na última semana ocorreu um comportamento que foi desfavorável”.
Comportamento
Além do contexto, é necessário informar qual tipo de comportamento foi, ou não, bom dentro da situação. Dessa forma, o colaborador saberá onde precisa melhorar ou até mesmo se a sua atitude foi correta.
Impacto
Toda ação tem uma reação. Por isso, é preciso explicar o impacto que determinado tipo de comportamento ou atitude causa dentro do ambiente corporativo.
Expectativa
E para finalizar, feche a conversa mostrando as possíveis saídas para que essa situação não ocorra no futuro. Além disso, você pode perguntar ao profissional se ele tem outra forma de solucionar o ocorrido, agindo de maneira preventiva ao invés de corretiva.
Mas lembre-se de deixar claro que você tem a expectativa de melhoria, que conta com o profissional para ajudar a transformar essa situação e que está ao lado dele para auxiliar no que precisar.
As principais técnicas de feedback
Agora, conheça algumas técnicas para aplicar o feedback corretamente.
Feedback SCI
O Feedback SCI traz um discurso claro, não-violento, baseado no comportamento e sustenta-se em três pilares:
- situação – explique todo o acontecido, dando detalhes de como, onde e quando ocorreu;
- comportamento – descreva o comportamento do colaborador na situação mencionada com o mínimo de julgamento possível;
- impacto – demonstre o impacto gerado a partir do comportamento do colaborador.
O feedback SCI é extremamente relevante para as empresas porque faz parte de uma cultura organizacional sólida, além de agregar os valores positivos que as organizações devem compartilhar com seus funcionários.
Feedback Sanduíche
Considerada uma das técnicas mais utilizadas, o feedback sanduíche diz para ser sincero sem ofender. A organização de ideias é o principal no contexto do feedback sanduíche, ajudando a elevar os pontos-chave dessa conversa, sejam eles positivos ou negativos.
Portanto, a formação desse feedback é:
- elogiar para preparar o colaborador;
- falar sobre o ponto que precisa melhorar;
- encorajar a pessoa a ser melhor, dando o norte de como fazer isso.
Feedback 360º
Essa é uma ferramenta de avaliação de desempenho, na qual uma pessoa é avaliada por todos a sua volta: superiores, subordinados, prestadores de serviço, clientes e por si mesmo. Um método utilizado para compreender as deficiências do colaborador e ajudá-lo a evoluir em suas competências.
Feedback Canvas
O Feedback Canvas é uma metodologia que visa avaliar o desempenho de forma coletiva. Ou seja, ele permite que todos avaliem e sejam avaliados visando uma melhoria no contexto coletivo.
Além disso, esse modelo de análise de desempenho visa aumentar a colaboração entre os funcionários de uma empresa e assim, fortalecer a confiança no ambiente de trabalho.
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