Turbine sua carreira com ações simples no dia-a-dia

Para turbinar a carreira é importante ter MBA, curso no exterior, falar mais de um idioma entre outros quesitos, porém, as atitudes pró-ativas do dia-a-dia trazem um diferencial competitivo para a pessoa e uma maior dinâmica para vencer os desafios da ascensão profissional.
Turbinar sua carreira com MBA, cursos no exterior, saber falar mais de um idioma é fundamental no mundo complexo e competitivo em que vivemos. Porém, não negligenciar da automotivação e do entusiasmo trará um componente interno muito forte para sua ascensão profissional.

Muitas vezes as empresas ficam condicionadas a um clima de negatividade e de passividade que travam o sucesso. Ter ações pró-ativas em vez de reativas faz toda a diferença para vencer. Por isso, neste contexto, é importante você estar preparado para aproveitas as oportunidades de crescimento profissional.

A construção de uma carreira bem sucedida é a subida em uma escada de vários degraus. A maneira de pensar, sentir e agir dentro da organização vai demonstrar o quanto você é sensível ao contexto correlacionado principalmente com sua adaptabilidade.

Portanto listei 10 dicas para alavancar sua carreira com suas ações emocionais do dia-a-dia.

1) Só otimismo não serve é necessário ter entusiasmo – o otimismo é querer que aconteça, porém o entusiasmo é FAZER acontecer. As pessoas entusiasmadas são aquelas que acreditam nas suas capacidades de fazerem as coisas darem certo. Acreditam na força da ação. Não esperam as condições melhorarem para depois agir. O entusiasmo é um caminho que traz o sucesso.

2) Pare de só reclamar – adquirir o hábito ou um verdadeiro vício de reclamar de tudo e de todos só serve para piorar as coisas. Tem funcionários que só enxergam as coisas ruins da empresa. Na maioria das vezes essas coisas são sem muita importância. Não valorizam os benefícios que têm e criam um clima de insatisfação nos outros e em si próprio. Procure enxergar as coisas positivas que há no seu trabalho e na sua empresa. Contagie positivamente os colegas.

3) Faça benchmarking – as empresas sempre buscam o que há de excelente na concorrência para usar como espelho para elas mesmas. Faça isso para a sua carreira. Observe detalhes de alto padrão em outras pessoas. Tenha um padrão comparativo de alta performance e busque atingir este padrão. Isso não significa ser como a outra pessoa é, mas sim buscar aquilo que você identifica como excelente e adaptar ao seu estilo emocional. Comemore cada pequena vitória que você alcançar.

4) Invista em você – a primeira pessoa que deve investir em mim, sou eu próprio. Ficar esperando que a empresa invista em você, não é uma boa política. É verdade que existem empresas que ainda não se conscientizaram da importância de treinar bem e bastante seus funcionários. Por outro lado, quem não investe em si, também perde um pouco o direito de reclamar da empresa. Se pergunte frequentemente: quantos livros li neste semestre? De quantas palestras participei nos últimos meses? O que fiz por conta própria para o autodesenvolvimento?

5) Procrastinar é um péssimo hábito – transferir para outro dia, adiar, demorar é um péssimo hábito que muitas pessoas têm. Não deixe tudo para depois. Não dê desculpas para fazer quando o ambiente está mais calmo. Quem atende prontamente uma solicitação da chefia, vence este pernicioso hábito de procrastinar. Faça uma análise nas suas tarefas e veja quantas você já poderia ter resolvido. Isso fica tomando espaço na sua mente a atrapalhando seu desenvolvimento.

6) Preste muita atenção nos detalhes – estamos vivendo numa era global. Não seja megalomaníaco e se esqueça dos detalhes. A ausência de preocupação e cuidado com os detalhes pode comprometer suas atitudes de pró-atividade. Lembre-se que os detalhes compõe o todo. Por isso quem tem essa qualidade de observar bem os detalhes pratica uma disciplina mental que o fará avançar na carreira.

7) Ouvir mais – o poeta Rubem Alves já dizia: “temos muitos cursos de oratória, porém nenhum de “escutatória””. Experimente falar menos e ouvir mais. Saber tomar a decisão ótima necessita muitas vezes de uma enorme capacidade de ouvir. Muitas decisões são tomadas precipitadamente e erradas porque muitas pessoas só querem falar, falar e falar. Ouça mais seus companheiros de trabalho, seus superiores, seus amigos, sua família e você poderá tomar melhores decisões.

8) Conquiste sua credibilidade – sem credibilidade nenhum profissional chegará a lugar algum. Estamos vivendo uma fase crítica em nosso país onde muitas instituições têm diariamente sua credibilidade abalada. Não deixe que isso aconteça com você e com sua carreira. Você deve cumprir suas promessas no trabalho. Assuma os compromissos que você vai cumprir. A procrastinação é uma falta de credibilidade. Assuma desafios e surpreenda sua organização. Esse é o tempo de conquistar credibilidade e avançar na carreira.

9) A arte do tempo – muitas pessoas vivem dizendo que não têm tempo. Parece que o dia tem menos de 24 horas. Não caia nesta armadilha. Organize sua agenda e suas tarefas de maneira que não fique um acúmulo para determinados períodos que você não dará conta. Arranje tempo para ter um hobby, arranje tempo para participar de associações, de trabalhos voluntários. Não se sinta a pessoa mais importante do mundo dizendo sempre: “não tenho tempo”. O tempo talvez seja o mal desse nosso século. Lembre-se: para aproveitar as oportunidades que aparecerem você deve estar com seu tempo bem administrado. O tempo é a chave para cumprir bem todas as outras dicas.

10) Tenha inteligência emocional – Estamos vivendo a época das maiores transformações da história da humanidade. O passo da mudança é tão violento e rápido que sentimos ansiedade por não acompanhar tudo. Aumente sua inteligência emocional observando os seguintes pontos:
• Aumente sua autoconfiança;
• Diminua o estresse e preocupações descabidas;
• Melhore sua satisfação no trabalho;
• Lide melhor com frustrações;
• Aumente a compreensão para com os outros;
• Melhore a aptidão para manter diálogos difíceis;
• Não crie expectativas irreais.

É científico que o funcionamento cerebral afeta a maneira de pensar, sentir e agir. Portanto saber lidar com conflitos, com situações adversas, ter resiliência, atitude positiva frente aos desafios e sensibilidade ao contexto em que está inserido tornará o profissional destacado entre os demais. Lide com seus sentimentos de uma maneira saudável e construtiva isso também o destacará dos demais profissionais.

Portanto, turbine sim, sua carreira com cursos, com novos idiomas, com treinamentos, mas não negligencie das atitudes comportamentais do dia-a-dia, Treine sua mente para modificar as dimensões do seu estilo emocional e com isso escalar os pontos mais altos da sua carreira.

Fonte: www.administradores.com, publicado em 19 de março de 2017. Texto de MARIO MELLO.

Redação
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