HumanGuide: você conhece este instrumento?

O HumanGuide é um instrumento utilizado para AVALIAÇÃO DE PERSONALIDADE com aplicação voltada ao contexto organizacional. Foi desenvolvido em 1999 por Rolf Kenmo, na Suécia. Apoiando-se na própria formação em telecomunicações e na sua experiência como consultor em recursos humanos, Kenmo criou o teste em estreita parceria com psicólogos e psiquiatras, procurando desenvolver um instrumento rápido, econômico, seguro e acurado para a apreensão do perfil motivacional.

A avaliação do HumanGuide tem como base a teoria das necessidades pulsionais de Leopold Szondi. Seu resultado identifica os fatores de motivação intrínseca do indivíduo, isto é, aquilo que uma pessoa considera como realização pessoal e os interesses individuais que o mobilizam e lhe causam satisfação. Além disso, também avalia os  predomínios de comportamento no contexto organizacional. 

O HumanGuide utiliza oito fatores motivacionais (ou fatores de necessidade) em sua análise. São eles:

  • Sensibilidade: necessidade de estabelecer contatos interpessoais marcadas pela proximidade;
  • Força: necessidade de usar a força ou instrumentos que possam transformar a realidade e superar obstáculos;
  • Qualidade: necessidade de fazer a diferença para a sociedade, assume responsabilidades, coloca-se à disposição;
  • Exposição: necessidade de fazer parte do grupo, de ser visto, aceito, reconhecido e admirado pelo outro;
  • Estrutura: necessidade de ter controle, coletar dados e analisar situações;
  • Imaginação: necessidade de expansão, de lidar com o novo, pesquisando, criando e desenvolvendo novas coisas;
  • Estabilidade: necessidade de manter a estabilidade, apegando-se e conservando vínculos e objetos;
  • Contato: necessidade de ter contato e de se comunicar intensamente, representa a sociabilidade.
Seus resultados são voltados para a área de Recursos Humanos e oferecem subsídios confiáveis.

Seus resultados são voltados para a área de Recursos Humanos e oferecem subsídios confiáveis para: Seleção, Assessment, Desenvolvimento Individual, Desenvolvimento de Equipes e Coaching. O tipo de resposta utilizada no teste minimiza o viés da desejabilidade social e pode gerar até oito tipos de relatórios:

  • Perfil Pessoal: Análise do perfil motivacional do indivíduo por meio dos oito fatores de personalidade.
  • Sinergia Dual: Correlação entre dois Perfis Pessoais e aponta os aspectos convergentes e os possíveis divergentes, mas que podem também ser complementares para realizar um trabalho em conjunto.
  • Sinergia de Grupo: Correlaciona até doze Perfis Pessoais e aponta o Perfil do Grupo (identificando o perfil motivacional da equipe), a Sinergia entre os membros (verificando possíveis conflitos ou não entre eles) e ilustra o Perfil Pessoal Síntese de cada participante.
  • Perfil Match – Perfil ideal: Definição do perfil do cargo/avaliado(a) ideal.
  • Perfil Match – Resultado: Permite a comparação entre o Perfil Ideal elaborado para um determinado cargo com o Perfil Pessoal de cada avaliado, a fim de verificar o grau de proximidade entre eles.
  • Percepção Interpessoal: Percepção que uma pessoa (avaliador) tem em relação ao seu par (avaliado), assim aponta os pontos convergentes e divergentes entre a avaliação do avaliador e a do avaliado.
  • Sinergia Ocupacional: Percepção do indivíduo quanto ao cargo que ocupa com base em oito fatores avaliados pelo teste.
  • Perfil Cultural: Percepção do indivíduo em relação à empresa, ou seja, como a organização é percebida pelos colaboradores por meio dos oito fatores avaliados no teste.
HumanGuide foi desenvolvido exclusivamente para o contexto organizacional.

Ao contrário de instrumentos criados para o contexto clínico e adaptados para as demandas de empresas, o HumanGuide foi desenvolvido exclusivamente para o contexto organizacional. Ou seja, sua parametrização é ancorada em amostras de profissionais de diversas empresas do mercado brasileiro. Isso garante resultados precisos,confiáveis e referenciados em nossa própria cultura.

Validado pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), sua aplicação deve ser realizada exclusivamente por psicólogos/as devidamente certificados pelo próprio HumanGuide. A aplicação é individual e realizada via internet, com tempo médio de 10 minutos e tempo máximo permitido de 20 minutos para sua conclusão. Para realizar o teste é necessário que o psicólogo libere o link de acesso por meio do sistema HumanGuide® Brasil e que o avaliado tenha um computador conectado à Internet.

Considerando sua facilidade de aplicação, confiabilidade dos resultados e versatilidade avaliativa, o HumanGuide é um excelente instrumento para utilizar em diversos contextos da sua organização ou desenvolvimento de carreira. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta e as vantagens para a sua empresa? Vamos conversar!

Texto de Victória Nicolosi – Psicóloga – CRP:12/16924.

Referências:

WELTER, G. M. R. (2007). HumanGuide: Evidências de Validade da Versão Brasileira. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade São Francisco. Itatiba.
WELTER, G. M. R. (2011). HumanGuide: Perfil Pessoal. São Paulo. Vetor Editora.

Redação
Write a Comment