Antifrágil: o profissional do futuro

Uma das soft skills mais apreciadas em tempos de crise é a famosa “resiliência”.

No mundo da física, resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado normal depois de sofrer pressões que poderiam ser deformadoras. Consequentemente, a pessoa resiliente é aquela que, mesmo sendo pressionada, consegue retornar à sua forma original.

No entanto, com as transformações acontecendo em ritmo acelerado, será que ser somente resiliente é suficiente para o futuro do trabalho? Afinal, voltar ao normal pode significar regredir.

Por isso, para manter-se relevante no novo cenário profissional é preciso tornar-se um profissional antifrágil. Se você não sabe o que isso significa, continue lendo esse artigo. Boa leitura!

O que significa ser antifrágil?

O conceito de antifrágil foi criado pelo economista e filósofo, Nassim Taleb. No livro “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”, Taleb diz que “ser antifrágil é crescer e melhorar mesmo em situações improváveis e imprevisíveis”. Ou seja: ser antifrágil é ser mais do que resiliente.

Por que ser antifrágil vira o jogo a seu favor?

Acredite: a resposta para se destacar não está em evitar situações de pressão ou mudanças que as impeçam de percorrer um caminho seguro e confiável. A antifragilidade transforma essas mesmas situações inesperadas em grandes possibilidades de crescimento e desenvolvimento.

O profissional antifrágil é aquele que possui e/ou busca conhecimentos e habilidades que vão além da sua área de atuação. Assim, ele encontra-se preparado para enfrentar crises, sempre buscando novas possibilidades e aperfeiçoamento.

Em um processo de recrutamento e seleção de pessoas por competências, certamente haverá a análise de comportamentos e entregas que demonstram esse tipo de atitude esperada. Afinal, o profissional antifrágil será necessário para acompanhar o crescimento da empresa ao passo que evolui na mesma proporção.

Além disso, um estudo realizado em 2018 pela empresa especialista em consultoria Cognizant, destacou uma série de novas profissões que devem surgir nos próximos anos. A característica principal de grande parte é a multidisciplinaridade, uma fusão de competências e habilidades de diversas áreas do conhecimento.

De fato, a antifragilidade é uma característica obrigatória para todos os profissionais e empresas do século XXI.

Existe relação entre antifragilidade e inteligência emocional?

Sim. Ser antifrágil está diretamente relacionado à inteligência emocional. Afinal, tudo gira em torno da forma que você administra suas emoções, principalmente em situações inesperadas e de muita pressão.

Consequentemente, avaliar como está a sua inteligência emocional pode ser um bom primeiro passo para ser antifrágil.

Não sabe por onde começar? Conheça o Coaching de Carreira da People TI

Todas as soft skills podem ser desenvolvidas, inclusive a antifragilidade. Mas percorrer esse caminho pode ser mais difícil do que pensa. Com o Coaching de Carreira da People TI, você terá todo o suporte para melhorar o seu desempenho e o da sua empresa.

O processo de coaching irá fazer com que você mantenha o foco nos objetivos traçados e esteja atento às mudanças necessárias para o seu crescimento e conquista de excelentes resultados.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e entre em contato conosco.

Redação
Write a Comment