LinkedIn: como ser notado por empresas e recrutadores?

Você sabia que o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo? Ela está presente em mais de 200 países e com mais de 756 milhões de usuários, sendo quase 50 milhões só no Brasil. No entanto, muitos não conhecem e aproveitam as possibilidades que essa plataforma oferece. Consequentemente, acabam perdendo oportunidades de emprego e negócios ao deixar a rede de lado.

Por isso, para quem é da área de TI, o LinkedIn pode abrir muitas portas. Afinal, boa parte das empresas e recrutadores têm usado a rede para anunciar vagas e encontrar candidatos com o perfil adequado, privilegiando aqueles que sabem usar essa rede social ao seu favor.

Como usar o LinkedIn para conseguir emprego e ter um bom networking? Bom, se você é um profissional de TI, continue lendo e confira as 7 dicas imperdíveis que separamos para você. Boa leitura!

1) Tenha um perfil atrativo

Um perfil atrativo, que mostre quem é e o que busca, é fundamental se você pretende causar uma boa impressão no Linkedin. Por isso, o primeiro passo é investir em uma foto atual e em boa qualidade, além de preencher os campos do perfil com sua formação e experiências anteriores. Lembre-se de completar a seção “Sobre” com um pequeno texto de apresentação, resumindo suas principais habilidades e interesses.

Mas como ter um perfil campeão?

O próprio LinkedIn incentiva os usuários a terem o chamado “perfil campeão”, isto é, uma página cujas informações básicas foram devidamente preenchidas.

Um perfil campeão tem mais chances de aparecer em resultados de buscas no LinkedIn. Por isso, é importante dedicar um tempo ao preenchimento do seu perfil antes de começar a usar a plataforma de maneira estratégica.

2) Atenção para o título do perfil

Outro aspecto que merece atenção na hora de atualizar o perfil é o título, campo que sempre acompanha o nome do usuário e que ajuda a rede a reconhecer a área em que o profissional atua. E você sabia que o título pode ser preenchido automaticamente com seu cargo atual ou personalizado de acordo com seus objetivos?

Algumas pessoas preferem listar suas habilidades no título (ex:. Jornalista | Redatora | Roteirista) ou até preenchê-lo com alguma frase inspiradora, mas o ideal é destacar o seu cargo atual e/ou a área em que atua. E para os profissionais de TI, o título também pode conter o cargo em inglês (ex:. Cientista de Dados | Data Scientist).

Se estou desempregado, o que coloco no título?

É comum encontrar usuários que estão no LinkedIn à procura de uma oportunidade de trabalho e que preenchem o título com termos como “desempregado” ou “em busca de recolocação”. No entanto, fazer isso pode atrapalhar — e muito — as chances de conseguir um novo emprego na plataforma. Sabe porque?

Os recrutadores costumam utilizar palavras-chave quando buscam por usuários no LinkedIn, usando os nomes dos cargos e áreas para filtrar possíveis candidatos. Assim, uma pessoa que gostaria de ser contratada como UX Designer será encontrada com mais facilidade se colocar o cargo em destaque no título ao invés de “procurando emprego”.

3) Mostre seus projetos

O LinkedIn pode funcionar como uma espécie de portfólio para aqueles que desejam mostrar seus projetos e experiências práticas. Isso é especialmente útil quando se tem códigos hospedados em plataformas como o GitHub, já que as URLs podem ser agregadas à sua página.

Prêmios, certificados, publicações e patentes também entram na lista de itens que fazem o seu perfil se destacar.

4) Conecte-se com pessoas da sua área

Um título alinhado com suas expectativas de emprego é importante tanto para que os recrutadores te encontrem, quanto para criar conexões. Use as palavras-chave para encontrar profissionais que trabalham em áreas correlatas à sua, focando nos títulos que essas pessoas utilizam em seus perfis.

Se o seu cargo de interesse é na área de cibersegurança, por exemplo, é uma boa ideia estabelecer um networking com quem possui os termos “cibersegurança” ou “cybersecurity” em destaque.

Outra dica é visitar as páginas das empresas de tecnologia e ver quem são as pessoas que trabalham lá. Tenha em mente que as chances de um usuário aceitar seu pedido de conexão são maiores se a solicitação vier acompanhada de uma mensagem.

5) Siga as empresas que te interessam

Por falar em páginas corporativas, o LinkedIn é uma ótima plataforma para acompanhar os principais players do mercado de tecnologia. Ao seguir a página de uma empresa, você passa a receber atualizações de conteúdo no feed de notícias e fica sabendo de novidades, ações institucionais e oportunidades de trabalho.

Algumas páginas, como a da People TI, também publicam conteúdos sobre como se preparar para o mercado e divulgam diversas vagas de TI em empresas no sul do Brasil, auxiliando quem está em busca de um emprego em tecnologia.

6) Crie alertas de vagas

Um dos motivos que tornam o LinkedIn um grande aliado na busca por oportunidades de trabalho é a área de “Vagas”, em que os usuários podem pesquisar com base em cargos, empresas, localização, entre outros critérios.

Ao realizar uma busca na seção de vagas do LinkedIn, uma das funcionalidades disponíveis é a criação de alertas para cargos e empresas específicas. Assim, é possível receber notificações recorrentes sobre novas oportunidades na área desejada e ser o primeiro a saber quando suas empresas favoritas anunciam que estão contratando.

Use a candidatura simplificada pelo LinkedIn

Algumas empresas permitem que os usuários enviem suas candidaturas pela própria plataforma do LinkedIn, sem a necessidade de acessar sites externos. No processo de candidatura simplificada, basta fazer o upload do currículo uma única vez e confirmar as próximas candidaturas em poucos cliques.

Em determinados casos, as companhias podem solicitar informações adicionais, mas isso não costuma tomar muito tempo do candidato. Esta é mais uma vantagem do LinkedIn em relação aos modelos tradicionais de busca de emprego.

7) Invista tempo criando conteúdo

A última dica desta lista serve tanto para aqueles que querem encontrar um emprego quanto para os que gostariam de fortalecer seu marketing pessoal: separe um tempo para criar publicações em seu perfil do LinkedIn e interagir com os posts de suas conexões.

As postagens na rede são uma das maneiras mais eficazes de compartilhar seus interesses, aprendizados e opiniões acerca de temas que se relacionam às suas habilidades no trabalho. Os posts também criam oportunidades de se relacionar com seus contatos e se aproximar de pessoas que podem contribuir de alguma forma para a sua carreira.

Saia na frente e invista no seu perfil do LinkedIn

Se você deseja se destacar no mercado e ser visto por empresas e recrutadores, o LinkedIn é a rede social ideal para isso. Pois, embora o mercado de tecnologia esteja aquecido, é preciso ter um conjunto de habilidades que correspondam à expectativa de quem contrata.Se você gostou das dicas, continue acompanhando a People TI no Linkedin e no Instagram para saber sobre como alavancar sua carreira.

Redação
One comment
  1. Post, muito claro e objetivo, com informação direta e simples, de fácil leitura e entendimento.
    O conteúdo certamente me serviu como orientação objetiva.
    Muito bom!

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