Sou líder de primeira viagem. E agora?

Se tornar líder é um objetivo para todos aqueles que desejam alcançar maiores patamares dentro de uma empresa. Mas assumir um cargo de liderança pela primeira vez é como ganhar um daqueles sorteios de carro no final do ano de shoppings: você se sente a pessoa mais sortuda, até descobrir que o IPVA do carro é uma pequena fortuna.

Aliás, você sabia que, de acordo com pesquisas realizadas pelas consultorias Affero Lab, Clave e Etalent, apenas 15% dos novos líderes passam por algum tipo de treinamento formal antes de assumirem cargos de gestão?

Por isso, viemos te explicar que essa ansiedade por ser um líder de primeira viagem é normal e te ajudar a alcançar bons resultados nessa nova jornada de gestão.

Mas como enfrentar o desafio de ser líder de primeira viagem?

Antes de qualquer coisa, agora é a hora que você deve confiar nas competências que te trouxeram até aqui. Mas lembre-se que você não é o super-homem, ok? Você pode e deve se mostrar vulnerável. Este é o momento em que você precisa contar com a sua rede de apoio, seja ela a sua família, colegas ou gestores anteriores.

6 passos para alcançar bons resultados durante a primeira liderança

1 – Não se afobe

Muitos novos líderes acabam acumulando fracassos por serem afobados demais. Por isso, antes de sair efetivando mudanças, entenda o momento que a empresa está passando e sua cultura organizacional.

2 – Delegue

Procure distribuir as tarefas entre os membros da equipe para focar nas mais importantes. Afinal, quanto mais trabalho acumular em suas mãos, menos eficaz você vai ser.

3 – Lembre-se que você possui uma vida pessoal

A sobrecarga nos primeiros momentos ao assumir uma nova função é normal, mas não transforme isso em uma rotina de sobrecarga! Você deve ser o exemplo para a sua equipe de organização, planejamento e definição de prioridades, mostrando que vida pessoal e sucesso profissional são compatíveis.

4 – Assuma a postura de líder

Não seja aquele que o cargo “subiu a cabeça” e muito menos o “amigão da galera”. Você precisa ficar atento aos resultados e ao mesmo tempo assistir seus liderados, sempre lembrando de ter empatia na forma de falar e abordar.

5 – Alinhe prioridades

Antes de assumir o novo cargo de liderança, converse com seu superior imediato e alinhe as expectativas de resultados dos próximos meses e mantenha o foco.

6 – Contrate uma mentoria de liderança

Ter um mentor é ter a chance de se abrir de verdade, de discutir questões do novo cargo em um ambiente seguro e isento, como também se preparar para as mudanças profissionais e emocionais que essa nova etapa irá exigir.

Conheça as mentorias da People TI

A People TI conta com uma equipe preparada para te dar todo o suporte necessário para seu desenvolvimento e melhorar o seu desempenho. Durante as mentorias você poderá compartilhar situações, compartilhar experiências, com um trabalho direcionado nos objetivos traçados, atento às mudanças necessárias para o seu crescimento e conquista de excelentes resultados.

Se você deseja entender melhor sobre como podemos te ajudar durante os primeiros passos na liderança, clique aqui e entre em contato conosco.

Redação
Write a Comment