Monte Roraima e Propósito

Em novembro passado a People TI promoveu um encontro onde discutimos o Tema Gerenciamento de Projetos, cujo chamada era QUAL É O SEU EVEREST?  Este encontro foi conduzido pela Psicóloga e Gestora de Projetos Quésia Cunha. Naquele encontro nosso propósito era instigar as pessoas a pensarem em projetos de vida, sejam de ordem pessoal ou profissional.

Conseguimos mostrar que o aprendizado do mundo corporativo agrega muito na vida pessoal e vice-versa.  Que apesar de qualquer projeto, ao qual nos debrucemos, este exigirá dedicação e esforço. Por vezes até nos levar a abdicar de algo, mas mesmo assim valerá muito se estivermos motivados e, ainda mais se o resultado estiver ligado ao propósito de vida.

Logo após aquele encontro, Quésia começava a se preparar para uma nova montanha, que prometemos contar aqui no Blog da People TI. Hoje ela anda lá pelas bandas do Monte Roraima.

Saiba mais sobre o Monte Roraima

IMG_9238

A viagem começou no dia 07 de fevereiro, e a primeira parada foi em Boa Vista – Brasil

Esta nova aventura, como a do Everest,  também foi pautada e planejada com base na gestão de projetos do PMI, onde todos as nove áreas de gestão de projeto foram cuidadosamente vistas: desde o escopo da viagem, a programação de tempo, custos e riscos envolvidos, o que significava ter qualidade neste projeto, a comunicação, as aquisições necessárias, os recursos humanos necessários e por fim a integração, que resulta no projeto.

A segunda parada foi em Santa Elena de Uairen – Venezuela  onde a aventura começa para valer!

IMG_9239

Desta pequena cidade venezuelana juntamente com outras duas pessoas, ela parte para a verdadeira aventura do Monte Roraima.

Por que subir montanhas para algumas pessoas se torna um projeto de vida?

Por que alguém dedica tempo e esforço para ver o mundo lá de cima? Sobem e descem sem nada levar a não ser a vontade de fazer o caminho?

Que resultado este projeto pode trazer?

IMG_9240

 

No caso da nossa amiga e parceira, transpor as montanhas significa enfrentar desafios, descobrir seus limites, renovar suas forças mesmo chegando exausta algumas vezes. Quésia diz que quando chega ao topo da montanha, tudo se renova: a força, a fé, a motivação, a percepção da vida, uma recarga de energia tão forte que a mantém alinhada entre ser e estar, equilibrada entre vida pessoal e profissional até o próximo projeto, a próxima montanha.

Pensando assim, dedicamos grande parte do nosso dia ao trabalho, nos equilibrando nas relações interpessoais, nos resultados a obter, metas a cumprir, com dias bons outros ruins, como também o é a dificuldade de subir uma montanha: trechos mais fáceis e outros mais difíceis. Mas nem por isso desistimos.  E é neste caminho do dia após dia que construímos nossa carreira, nossa trajetória profissional que nos identifica. Já pensou que é percorrer o caminho que te constrói de fato como profissional.

Pergunto: você tem algum propósito neste caminho?

Você sabe o por que está indo trabalhar todos os dias? Por que está dedicando seu tempo, talento, disposição, criatividade, passando dias bons, dias ruins, para uma empresa seja ela sua ou não?

Muitas respostas podem ser ditas rapidamente: pela necessidade, por que há contas a pagar, pela área de interesse, por gostar do que faz, minha família é deste ramo por muitos anos,  foi a profissão do meu pai, da minha mãe, etc., etc…cada um com a sua razão. Todas válidas e reais. Ok!!

Mas independente das razões que te levaram …  Você tem um propósito para estar neste caminho? 

O que gostaria de te fazer pensar é: não se deixe cair na rotina cega, sem propósito; encontre um significado para aquilo que você faz e se dedica.

Seja um projeto pessoal ou profissional, porque com certeza um irá refletir beneficamente no outro, perceba que quando você tem um propósito claro, fica mais fácil saber o que, como, quando, para que, por quê, e você consegue alinhar as coisas. Ou seja, sentir-se equilibrado, e por consequência mais feliz. O happy hour com os amigos não terá só o gosto da cervejinha gelada, terá o gosto de satisfação, celebração, dê o nome que for melhor pra você, mas que ele será melhor será!

Ter um propósito claro possibilita ver as coisas de forma mais clara, e quando os resultados chegarem creio que lhe tará os mesmos sentimentos que nossa amiga Quésia tem quando atinge sua meta na montanha: o de renovação das forças, de ser capaz, de motivação, bem estar, orgulho de si mesmo, enfim…de saber que tem energia para recarregar as baterias para qualquer conquista que você se proponha.

E a sua identificação, a forma como será visto, conhecido, citado, falado será de uma pessoa que faz a diferença, para si mesmo e para o ambiente. Por que ninguém assim passa desapercebido. Você irá mostrar seu valor naturalmente, como a Quésia.  Afinal pense comigo, entre tantos profissionais que amam trekking foi sobre ela que escolhi falar, foi a história dela que resolvi contar. Por que será? Pense nisso. 

Abraços, Raquel Bunn

Redação
Write a Comment