Você cuida da sua carreira? …ou só pensa nisso quando está numa fase difícil?

Texto: Raquel Bunn – Executive Coach & Gestora de Carreira

Geralmente as pessoas não pensam muito em suas carreiras. A vida atribulada, os inúmeros compromissos, a falta de tempo, deixam as coisas andarem meio sem rumo, quando o assunto é cuidar da carreira profissional, ou seja, a vida segue ao balanço da rotina.

Por que não temos o hábito de pensar na construção de nossas carreiras? Por que não fomos ensinados a cuidar de nossa carreira profissional? Será que o ponto a discutir para entender um pouco mais isso, seria uma questão cultural ou pessoal? Proponho olharmos para o lado pessoal agora. Não cuidamos de nossa carreira por que: estamos bem empregados, por que gostamos do que fazemos e está bom assim, ou ainda por que temos um bom salário, bons benefícios, a empresa é legal, tem uma equipe boa, o relacionamento é bom, respeitoso, divertido, comparado a outros lugares que já trabalhamos; por que você não pensa na sua carreira?

Enfim, há inúmeras razões que podemos relacionar aqui que justificariam a falta de interesse no assunto, e que nos mantém no piloto automático, como Zeca Pagodinho canta, no “deixa a vida me levar”, sem pensar pontualmente em suas carreiras, e mais, em pensar na diferença que faria se pensássemos e cuidássemos de nossa vida profissional.

Há algum problema nisso? Creio que não, quando tudo vai bem.

Agora se você decidir olhar para sua carreira somente depois que receber o cartão vermelho (for dispensado), talvez consiga perceber que deixou o tempo passar, que tinha mil desculpas, e que não se desenvolveu como gostaria ou até como precisaria para manter seu emprego. Olhar para a carreira, falando em desenvolvimento, tardiamente tem seu preço, e olhar somente quando a situação fica ruim, o preço aumenta. Neste caso, diria que sim! Há problema nisso!

É neste momento que você para e reflete sobre seu trabalho e como você lidou com sua carreira. Pensa sobre sua profissão, seu cargo, o quanto você se desenvolveu ou não, com o passar do tempo. Pensa se poderia ter dedicado mais tempo para aprender coisas novas, ampliado sua gestão de conhecimentos, promovido novos desafios a si mesmo, oportunidades, ser reconhecido como um profissional de potencial diferenciado. E mais, se isso tivesse acontecido, estaria numa situação menos crítica em momentos de crise, como hoje, com maior vantagem competitiva em relação a outros profissionais; seja na condição de não ser demitido, ou de ser o melhor perfil, aquele que desperta o interesse dos recrutadores, com maiores chances de ser contratado. Independente da situação você se sentiria melhor, mais confiante, não se sentiria?   Já pensou nisso? Convido a pensar.

Quando existe instabilidade no mercado de trabalho, como hoje e você não se sente seguro, em como você é visto, ou o quanto suas competências são necessárias para o negócio em que participa; o que pode acontecer?  Estar preparado para isso só lhe fortalece.

Pensar na carreira é estar preparado, estar fortalecido para os momentos de instabilidade também.

Pensar com foco, com objetivo claro do que quer, do que deve fazer para chegar lá, do que deve aprender, do tempo a dedicar, dos frutos a colher, do legado a deixar aos seus colegas de trabalho e familiares. Isso é pensar na carreira.

E isso deve ser uma constante, a cada passo e situação avaliar e decidir de forma alinhada ao seu plano de carreira, à direção determinada.

Se você tiver este olhar constante para cuidar de sua a carreira, você provavelmente fará isso com tranqüilidade, com tempo para avaliar opções, diria que navegará em “mar calmo”.  Não que você não consiga, e não deva, quando a situação estiver mais difícil, quando o “mar estiver revolto”. Conseguirá sim, há muitos profissionais que lhe apoiarão neste trabalho! Mas tenha a ciência que exigirá mais esforço, mais investimento de tempo, talvez com um nível de ansiedade maior, um pouco mais de tensão pelos resultados em curto prazo, mas não desanime. Tenha a certeza que também é possível. A escolha do mar em que você quer navegar é sua.

Pense na sua carreira, comece a agir. De preferência hoje!

« »

Deixe uma resposta

People TI - Soluções em Gestão de Pessoas e Carreiras | Projeto desenvolvido por Via de Negócios