Como procurar emprego pelas redes sociais

Utilize a internet a seu favor na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho

“Seja participativo na rede. Além de atualizar as informações do perfil, busque entrar nos grupos que estão relacionados à sua área e participe das rodas de discussão”

Foi-se o tempo em que era preciso imprimir o currículo para concorrer a uma vaga de emprego. Antigamente, a melhor maneira de alcançar uma oportunidade era ir até uma empresa de recrutamento e seleção, checar a relação de vagas abertas, se candidatar àquelas cujo perfil agradasse e finalmente participar dos processos seletivos.

Pois bem, esse caminho ainda existe, no entanto é cada vez maior o número de empresas que usam as redes sociais, como Twitter, Facebook e LinkedIn, para selecionar seus profissionais.

Agora, como é possível aproveitar todos os benefícios dessas ferramentas e usá-las a seu favor na hora de procurar um emprego?

1 – É fato que as pessoas conseguem um emprego por intermédio de outras e não somente pelo computador. Portanto, a dica é não se esconder atrás do computador! É muito comum escutar de alguns jovens que todos os dias eles buscam emprego pela internet e não encontram. Não espere resultados imediatos. Dificilmente você encontrará uma vaga de forma fácil e rápida ao recorrer somente à internet. As empresas costumam ter em seus portais uma área “trabalhe conosco”. Acessar e registrar seu currículo é somente o primeiro passo.

2 – Potencialize seus contatos: ao relacionar as empresas onde deseja trabalhar, pesquise entre seus contatos se eles conhecem alguém que trabalha nesses locais. Isso aumenta suas chances de sucesso na hora de se candidatar e conquistar a vaga.

3 – Construa sua influência online e saiba que networking dá trabalho sim, não o faça apenas quando precisa. As conexões que fazemos nas redes sociais são semelhantes às realizadas fora do mundo digital. Portanto, não vá procurar as pessoas apenas quando lhe for conveniente. A melhor forma de receber recomendações é indicar primeiro. Vale a pena investir alguns minutos diários para tentar buscar novos contatos ou, ainda, compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais. Uma boa dica é cultivar o relacionamento com as pessoas ligadas aos familiares. Se, por exemplo, seus pais têm vários conhecidos, busque criar e estabelecer uma nova relação com esses contatos. Não espere que seus pais façam isso por você.

4 – Siga no Twitter empresas e pessoas de seu interesse profissional. Procure o perfil das companhias nas quais deseja trabalhar e fique atento ao perfil dos seguidores dessas empresas. Novas vagas também poderão ser postadas no Twitter.

5 – Seja participativo na rede. Além de atualizar as informações do perfil, busque entrar nos grupos que estão relacionados à sua área e participe das rodas de discussão. Esses grupos costumam promover intensa variedade de temas, muitas vezes relevantes para o seu futuro profissional. Outra possibilidade de potencializar suas conexões é se reunir pessoalmente. Existem vários grupos da rede que se reúnem de forma presencial também. Procure ir nesses encontros, assim você amplia suas habilidades, interage mais e pode expandir outras competências.

6 – Utilize a internet a seu favor. Criar um vídeo sobre você e divulgar nas redes sociais pode ser uma boa alternativa. Um vídeo falando sobre suas habilidades e sua personalidade pode destacar você entre muitos candidatos. Um site que, entre outros temas, destaque suas habilidades pode chamar a atenção dos recrutadores. O ideal é ter um domínio próprio: www.seunome.com.br.

Fonte: Daniela do Lago, Administradores.com, 29 de março de 2016, às 9h28min

Redação
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