Como o uso das Redes Sociais impacta você no trabalho?

Muito difundidas e de uso cada vez mais indispensável e prático, as redes sociais facilitam a comunicação e possibilitam a existência de novas formas de relacionamentos entre produtores e consumidores de conteúdo, visto que não há mais a dependência de uma grande estrutura de mídia para difundir idéias.

Além de facilitar a comunicação, as redes sociais também viabilizam uma nova forma de liberdade de expressão, pois aumentam a amplitude da voz e das opiniões do usuário, que passam a atingir um potencial global de alcance.

Um ponto positivo é que essa nova forma de comunicação permitiu a todos espalhar suas idéias e atingir pessoas com quem não teriam contato de outra forma, fazendo pontes, diminuindo distâncias e conectando pessoas e interesses em comum.

Porém, como tudo na vida, também há pontos pontos negativos. Embora algumas redes sociais permitam o controle de acesso às publicações, não é possível controlar o uso que as pessoas vão dar ao que for postado, nem de onde e como essas informações podem chegar.

Pensando no âmbito profissional, não é diferente. Usando como exemplo um processo seletivo, o candidato é avaliado como um todo, não só na entrevista. Ele traz conteúdos de si na forma como se expressa, como se comunica ao telefone, como se comporta na sala de espera ou como interage com os outros ao seu redor.
Da mesma forma, ele traz conteúdos de si também nas redes sociais, como no que se interessa, suas opiniões, os fóruns que participa, o quê gosta de fazer como hobby, e etc.
Dado o caráter público e de fácil acesso das redes sociais, não há como impedir que as empresas pesquisem as redes dos candidatos como um banco de dados com informações pessoais desse profissional, pois há um interesse destas em conhecê-los.
Há uma tendência generalizada das empresas em buscar profissionais não somente pelos requisitos técnicos, mas principalmente pela postura comportamental, buscando um fit cultural dos candidatos com a empresa.

Dessa forma, apesar do aparente impasse em que “tudo é proibido” o que vale é lembrar que as postagens nas redes sociais constroem uma imagem e uma ideia de quem eu sou para aqueles que a veem e essa ideia me representa para os outros.
Portanto, é importante ter consciencia na escolha do que se publica.
Fazer algumas perguntas podem ajudar na hora dessa escolha, como por exemplo: “Essa é uma opinião autêntica e que me representa?
ou “O quê desta postagem diz respeito sobre mim?
Ou ainda: “Eu falaria isso pessoalmente para meus colegas de trabalho ou para meu chefe?
Se essas escolhas forem coerentes com quem você é e se você se responsabiliza por elas, deve estar ciente as possíveis consequências.

Nossa consultora Luíza Curzel, da People TI, deu uma entrevista para o SBT/SC sobre esse tema. Confira a entrevista abaixo:

« »

One thought on “Como o uso das Redes Sociais impacta você no trabalho?

Deixe uma resposta

People TI - Soluções em Gestão de Pessoas e Carreiras | Projeto desenvolvido por Via de Negócios