Quais características pessoais são avaliadas pelas organizações?

Em sua trajetória profissional, você já deve ter tido conhecimento ou mesmo ter sido submetido a algumas avaliações para verificar suas características pessoais, mas você sabe quais características essas técnicas pretendiam avaliar?

 

No post de hoje vamos falar sobre quais as principais características que podem ser analisadas por meio de Assessment e Avaliação Psicológica e de que forma essas características são importantes no dia-a-dia das organizações, como parte da nossa série de posts sobre o assunto.

Como já vimos no post sobre Assessment e Avaliação Psicológica, ambos processos são usados nas empresas como forma de avaliação de características importantes no contexto do trabalho. Essas avaliações trazem dados importantes sobre o avaliado, desde características comportamentais a características cognitivas – como inteligência, atenção e memória – até traços de personalidade, como necessidade de contato exterior, instabilidade emocional, relacionamento interpessoal, dentre muitos outros.

Um dos conceitos mais avaliados é a inteligência. Muito utilizado para entender a potencialidade de aprender, pode ser entendida como capacidade para se adaptar, aprender com a experiência, resolver problemas e raciocinar com clareza. Sua avaliação permite a compreensão da capacidade e velocidade de aprendizado, a capacidade cognitiva de se adaptar a novos contextos, raciocínio concreto e abstrato, dentre outros.

Ainda dentro da avaliação das funções cognitivas, temos as avaliações para atenção, memória, percepção e linguagem, funções executivas (como raciocínio e planejamento) e para a habilidade de realizar movimentos complexos. Cada uma dessas funções é muito importante para o bom desempenho das atividades do dia-a-dia, mas suas necessidades dependerão do contexto e da demanda para o qual o indivíduo é avaliado. Vale ressaltar que nem sempre um excelente desempenho significa ser mais adaptativo, pois o contexto pode exigir características opostas.

Outro conceito fundamental quando falamos de avaliar características pessoais é a avaliação da personalidade. Ela pode ser entendida como o conjunto de características marcantes e únicas de cada pessoa e que determinam sua forma de agir, pensar e sentir. Sua formação é um processo gradual, complexo e único para cada um de nós.
Por ser um construto amplo há várias teorias e formas de analisá-la, mas na psicologia convencionou-se a divisão em avaliações baseadas em auto relato e técnicas expressivas. Essas avaliações permitem entender características como a necessidade de contato exteriorrelacionamento interpessoalauto-estimaatitudes frente a figuras de autoridadeimpulsividade ou abertura a novas experiências, para citar alguns exemplos.

Seja visando a mudança de comportamento, treinamento de liderança, atração e seleção ou desenvolvimento de equipes, entender esse conjunto de características é a base para qualquer planejamento organizacional ou de carreira.

Se você tem interesse pelo tema, acompanhe a série de postagens com a gente ou entre em contato para saber mais!
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