A Transformação Digital vai bem, obrigado. E a Transformação Humana?

Compartilhamos aqui em nosso espaço o texto publicado por Helio Soares, em 05 de fevereiro de 2019 em www.tiespecialistas.com.br

Tenho visto com cada vez mais frequência os gestores reunindo-se com suas equipes para falar de transformação digital, mas, na verdade, fala-se mesmo é de como mudar as pessoas para atender à transformação digital. Percebo ainda que os projetos de digitalização têm acontecido. Os processos estão sendo alterados, a forma de trabalhar etc. Mas as pessoas continuam analógicas.

Portanto, continuamos com o “problema” de sempre, as pessoas. Como isto é contraditório, não?! Mudamos para as pessoas, mas nem sempre conseguimos atender completamente os anseios de nossos clientes. Onde estamos errando? Talvez porque estamos fazendo PARA as pessoas, mas não COM as pessoas!

A mudança feita como rolo compressor funciona para entregar, mas nem sempre gera o engajamento necessário. Esta transformação humana não é naturalmente fácil e requer habilidades de gestão que nem sempre fazem parte do arsenal profissional dos gestores atuais.

E aí? Bem, não tem muita mágica. Ou cria-se uma equipe de apoio humano no processo de transformação digital que possa fazer este papel ou capacita-se gestores a cuidar de gente. oAs duas soluções gastam dinheiro e tempo, mas são fundamentais para a mudança do, já famoso, mindset.

Pessoas não são o problema. Mas a falta de habilidade com este precioso recurso sim. Não por acaso, soft skills passou a ser um termo bastante conhecido nos cursos atuais de gestão de pessoas. Quem ainda não está familiar, vale uma leitura sobre o tema.

Concluindo, a corrida do ouro dos tempos modernos passa pela transformação digital, mas a linha de chegada parece-me ser a transformação humana, a transformação de todos nós.

« »

Deixe uma resposta

People TI - Soluções em Gestão de Pessoas e Carreiras | Projeto desenvolvido por Via de Negócios