Python mantém ascensão e ganha ainda mais popularidade

Paul Krill | InfoWorld (EUA), com Redação Computerworld Brasil

Python segue ganhando espaço como uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Ela registrou o maior avanço no ranking Tiobe, que mede a popularidade de linguagens, subindo 3,62% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do último ano.

No ranking, Python fica atrás somente das também populares e já amplamente utilizadas Java e C, que têm 16,9% e 13,3%, respectivamente.

Segundo a Tibo, empresa que avalia qualidade de software, Python é a primeira linguagem mais frequentemente ensinada nas universidades atualmente, conduzindo domínios estatísticos, inteligência artificial, testes de sistemas e domínios de script. E é líder em programação web e computação científica, afirma a empresa.

Um dos grandes diferenciais do Python é simplificar muitos tipos de trabalho, desde a automação do sistema até o trabalho em campos de ponta como machine learning.

O índice do Tiobe é baseado em uma fórmula que examina pesquisas de linguagens em mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Wikipedia. A fórmula avalia o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a cada uma das linguagens.

Linguagens estabelecidas, como Java, C, C ++ e Visual Basic.Net, também viram ganhos ano a ano. Os idiomas tradicionais estão se fortalecendo em geral, dando a idiomas menores menos chance de adoção, diz Paul Jansen, CEO da Tiobe.

Novos entrantes

O índice Tiobe de janeiro de 2019 viu o surgimento de idiomas como o Matlab, subindo do 18º lugar um ano atrás para o 11º lugar este ano, e o Kotlin, subindo do 39º para o 31º lugar. Rust subiu do 46º para o 33º lugar enquanto o TypeScript pulou do 167º para o 49º lugar. O Matlab está se tornando popular na indústria automotiva, enquanto o TypeScript é visto como uma alternativa mais segura ao JavaScript.

A Tiobe prevê que o Kotlin poderá entrar no Top 20 deste ano, com clientes pedindo e dispostos a pagar pelo suporte.

No lado negativo, Ruby caiu do 11º lugar para o 18º lugar ano após ano, enquanto o F# caiu do 40º para o 64º lugar. Tiobe não tem explicação para essas quedas.

Confira o ranking com as 10 linguagens de programação mais populares em janeiro de 2019:

Java, com uma classificação de 16.904%
C, 13,337%
Python, 8,294%
C ++, 8,158%
Visual Basic.Net, 6,459%
JavaScript, 3,302%
C#, 3,284%
PHP, 2,68%
SQL, 2,277%
Objective-C, 1,781%

Fonte: https://computerworld.com.br/2019/01/08/python-mantem-ascensao-e-ganha-ainda-mais-popularidade/

Redação
Write a Comment