Entrevista Remota – você está preparado?

Há vários anos adotamos aqui na People TI interações à distância. Em tempos de restrições sociais por conta do Coronavírus, esta modalidade de interação se tornou exclusividade em nosso cotidiano de trabalho.

Somos uma consultoria em Gestão de Pessoas, focada no mercado de TI. Em nossos serviços de condução de processos seletivos, apoio à recolocação profissional e coaching temos contato com profissionais das mais diversas regiões do Brasil e também do exterior. Por este motivo, a utilização de ferramentas de videoconferência viabiliza que estes processos sejam realizados com agilidade e sem a necessidade de deslocamento.

Nos preparamos para que estas interações aconteçam da melhor forma possível, adotando medidas como: ter uma boa conexão de internet, usar fones de ouvido e microfone, reservar o horário na agenda de forma a não sermos interrompidas, escolher uma boa posição para a câmera e ter todas as informações e materiais à mão (papel, caneta, requisitos das vagas, resultados de contatos anteriores, pontos do currículos a serem explorados com mais atenção, etc.). 

A seguir trazemos sugestões de cuidados que o candidato ou profissional deve ter para garantir que a sua interação à distância seja a melhor possível, levando em conta nossa experiência nessa forma de interação nos últimos anos

  • Certifique-se de que você dispõe de uma boa conexão de internet.
  • Tenha à disposição fones de ouvido: eles melhoram bastante a qualidade do som e minimizam o impacto de ruídos do ambiente.
  • Escolha sua imagem de fundo: lembre-se de que seu interlocutor deve ter foco e se concentrar em você e no conteúdo da interação que vão ter. Mas ele vai ver o ambiente à sua volta! Observar bagunça, falta de organização ou de cuidado pode prejudicar (ou não ajudar) na imagem que o entrevistado vai formar de você. Ter como plano de fundo parede com quadros, plantas, estante de livros ou outros elementos assim, ajudam a compor uma boa imagem. Se você não tem estes elementos à disposição, uma parede branca está ótimo.
  • Se você estiver em casa, avise aos familiares de que você vai precisar de um tempo e que gostaria de não ser interrompido. Se tiver filhos pequenos, prepare-se para minimizar a chance de ser interrompido por eles (libere o programa de TV preferido,  sugira fazer a conversa durante o horário da soneca deles, etc.). Se isto não for suficiente, esteja preparado lidar com eles durante a entrevista. Informe à pessoa com quem está conversando que seu filho está ali. Apresente seu filho, explique a ele que vocês estão conversando e que precisam de mais alguns minutos até que você possa ir brincar com ele.
  • Não são só as crianças que manifestam curiosidade pela conversa que está em andamento. Já percebemos esposos e esposas curiosas, mães que insistiram em circular pelo ambiente. À  estes, deixe claro de que você precisa de privacidade! Mas faça isto antes da entrevista começar.
  • Cuide da sua apresentação pessoal! Embora à distância, esta é uma interação de cunho profissional e exige uma apresentação pessoal alinhada ao objetivo que motivou o contato. Tenha atenção na escolha da roupa, cabelo e maquiagem da mesma forma que você teria se fosse um contato presencial.

Além dessas dicas, é sempre bom lembrar das boas práticas ao participar de um processo seletivo, independente se for de forma remota ou presencial: estude os requisitos da vaga e identifique pontos da sua carreira aderentes às exigências do cargo; se o nome da empresa contratante estiver aberta, estude a empresa buscando informações no site e em outros meios.

Para descontrair e explicar porque escolhemos este conteúdo:

  • Já tivemos candidatos que se apresentaram para a entrevista de roupão ou, ainda, de camiseta tipo regata!  Durante um processo seletivo, todas as interações com o candidato nos permitem conhecer mais sobre ele, e a vestimenta escolhida também comunica. O que trazemos como reflexão é: essas pessoas se apresentariam dessa forma em um contato presencial? O que a roupas utilizadas para contato remoto dizem a respeito do profissional?
  • Muitos contatos que tivemos foram bastante prejudicados pela má qualidade do link de internet. As frequentes interrupções na conversa acabam desgastando os envolvidos na ligação e prejudicam a fluidez da conversa. Para o candidato, um momento que já costuma envolver tensão, acaba sendo mais conturbado.  
  • Já vi pais quase a beira de um ataque de nervos com as interrupções causada pelo filho pequeno. 
  • Foi engraçado ver uma esposa limpando insistentemente uma estante enquanto o marido tinha uma sessão de apoio à recolocação profissional.
  • Em uma outra situação,  um marido interrompeu várias vezes a interação remota da esposa para fazer perguntas.
  • Um candidato quase me deixou mareada quando escolheu para nossa entrevista estar deitado numa rede, onde ficou  se balançando durante nosso contato. 

Esperamos ter ajudado você a se preparar para ter melhores interações à distância! Tem mais alguma dúvida? Faça contato, estamos disponíveis para apoiar você no que estiver ao nosso alcance fazer. 🙂

Redação
Write a Comment