Síndrome de Burnout e Home Office

A Síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) é um distúrbio psicológico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes, fisicamente e/ou emocionalmente.

Dentre alguns dos sintomas mais característicos estão mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia, pessimismo, lapsos de memória, dores de cabeça, palpitações e agressividade. Se não observados e tratados adequadamente, esses sintomas podem desenvolver quadros de depressão ou transtorno de ansiedade, dependendo do caso.

Sabemos que em meio à pandemia, o home-office tornou-se realidade para muitas empresas e profissionais independentes. Contudo, nem sempre o conforto do lar é garantia de benefícios à produtividade e bem-estar: as adaptações necessárias a esta modalidade trouxe diversos novos desafios, tais como falta de contato social e/ou com colegas, dificuldades de organização na rotina e de separar questões domiciliares de questões de trabalho, a ausência de momentos de lazer etc. São questões que podem desencadear a Síndrome de Burnout, por isso é importante estar sempre atento aos sinais!

Para driblar os desafios da rotina de trabalho é importante priorizar a organização (através de agendas, calendários, aplicativos), criar e manter, na medida do possível, rotina e ambiente de trabalho saudáveis, incluir pausas durante o expediente e, principalmente, saber a hora de encerrar as atividades do dia e descansar!

É importante ressaltar que a Síndrome de Burnout não ocorre de um dia para o outro. Pelo contrário, ela se desenvolve gradualmente e muitas vezes se manifesta em pequenos sinais que passam despercebidos!

Por isso, caso você tenha se identificado com o quadro, é recomendável buscar auxílio com profissionais da saúde mental, ok? 

Texto: Psicóloga Victória Nicolosi, CRP12/16924.

Sigam a gente no Instagram @peopleticonsultoria e @psi.victorianicolosi lá vocês vão encontrar muito material sobre carreira, vagas, trabalho, saúde mental e outros assuntos relacionados a gestão de pessoas.

Redação
Write a Comment