Como lidar com a demissão?
Fui demitido. E agora?
Perder o emprego pode ser uma das coisas mais devastadoras da vida. De uma hora para outra, nossa carreira, vida financeira e autoestima são impactados com força e, em um segundo, a satisfação e a segurança dão lugar a dúvida e a incerteza. Se você está vivendo essa situação, perdeu o emprego e quer saber como se recuperar e transformar este fato em oportunidade, confira as dicas que a People TI preparou.
O que fazer depois de perder o emprego?
Em primeiro lugar, respire fundo!
Agora que você já respirou, colocou as mágoas, os ressentimentos e os medos nas devidas proporções, é hora de pensar de forma prática e racional em buscar uma nova recolocação profissional e fazer um planejamento financeiro para viver até este dia chegar.
Em tempos de crise e retração do mercado de trabalho, impulsionados pela pandemia do coronavírus, um plano de transição de carreira deve considerar um horizonte de tempo que pode ser de seis a oito meses, por exemplo, para quem busca cargos mais estratégicos e/ou de gestão.
A importância do planejamento financeiro
Mesmo que você tenha reservas financeiras (infelizmente são poucos os que vivem esta privilegiada situação), é hora de olhar com atenção os seus custos fixos e variáveis. Neste momento, ter o controle das contas é um problema a menos e ajuda a diminuir o nível de ansiedade, que normalmente está alto.
Se você for casado(a), alinhe com seu parceiro(a) os custos que podem ser minimizados antes de levar este assunto aos demais membros da família ou pessoas que serão impactadas pela redução do orçamento. Conversar com seu cônjuge e familiares sobre a nova realidade financeira da família pode ser um momento difícil, mas precisa ser enfrentado. Expor a situação com tranquilidade e mostrar-se otimista é uma opção para não gerar mais ansiedade.
Na People TI, quando trabalhamos com profissionais que estão passando por processos de outplacement / recolocação / transição de carreira, orientamos a pensar em fontes alternativas de renda. Dar aulas, prestar consultoria, apoiar um parente, amigo, fornecedores, ex clientes e ex empregadores, em projetos onde suas competências podem ser aplicadas. Este é um meio de continuar no circuito de negócios, manter a sua rede de relacionamentos ativa e ainda ter um rendimento.
Corte gastos, mas não seja radical! Mantenha alguns que possam trazer motivação, ir à academia ou pedir uma pizza com amigos são programas que irão propiciar momentos de prazer e manter você abastecido das endorfinas que as coisas boas da vida proporcionam.
Lembre-se: procurar trabalho dá trabalho!
Organize seu cotidiano considerando pelo menos seis horas diárias dedicadas à busca de recolocação. Informe sua família desta nova ocupação e fuja do “já que”: já que você não está trabalhando, pode fazer as compras da semana / levar o cachorro para passear / esperar o encanador vir para a manutenção / etc. É claro que sua disponibilidade pode ser utilizada para ajudar nas tarefas do cotidiano, mas lembre-se de não permitir excessos que impeçam de trabalhar na sua recolocação.
Dedique-se com empenho e aproveite para refletir e responder perguntas como:
- Quais são os talentos naturais que as pessoas reconhecem em mim?
- Quais competências fizeram com que eu me destacasse nos empregos anteriores?
- Em que tipo de ambiente corporativo me sinto mais confortável? Empresas grandes, pequenas, muito ou pouco estruturadas, hierárquicas ou não, etc?
- Onde estão os gaps de competências que podem me afastar dos cargos que eu tenho interesse em conquistar? São gaps técnicos ou comportamentais?
Resgatar resultados de avaliação de perfil/assessment de processos seletivos, resultados de avaliação de desempenho, conteúdos de conversas de feedback e/ou de avaliação de potencial realizados nas empresas onde você trabalhou podem trazer alguma luz para responder aos questionamentos acima. Caso não tenha nenhuma destas informações ou sejam muito antigas, talvez seja a hora de fazer uma avaliação de perfil e obter estas informações atualizadas num momento tão importante como este.
Ter em mãos o conteúdo da sua avaliação de perfil/assessment vai permitir que você colha informações relativas a vários aspectos do seu estilo comportamental/perfil, tais como: fatores motivacionais e desmotivacionais, facilidade para trabalhar em equipe, resistência à pressão, estilo de comunicação, capacidade de cumprir regras ou procedimentos, nível de organização, comprometimento com prazos, grau de criatividade, flexibilidade, abertura, dentre outros aspectos, dependendo a ferramenta de avaliação aplicada. Utilize estas informações para identificar empresas e cargos que mais combinem com o seu perfil.
Aproveite para conhecer algumas dicas infalíveis para melhorar seu perfil no LinkedIn.
Conseguiu chegar à uma entrevista de seleção? Cite as competências que foram mapeadas em você e que são aderentes ao cargo para o qual você se candidatou. Fale do seu investimento na busca de autoconhecimento e das ações para redução dos gaps que você já tomou. Abordagens como estas colocam você um passo à frente quando comparado a candidatos concorrentes que não dispõe deste rico conteúdo.
Tem alguma dúvida ou contribuição que podemos incluir em novos textos sobre este tema?
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