12 livros para ler em 2021, de acordo com CEOs brasileiros

Empreendedores compartilham leituras que foram fundamentais para atravessar o ano de 2020.

O ano de 2020 foi difícil, mas também trouxe muitos aprendizados. Com um tempo maior em casa, o brasileiro aproveitou a oportunidade para ler mais: segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de mais de 50% nas vendas de livros, comparado a antes da pandemia. Empreendedores brasileiros também recorreram aos livros durante o ano para aprender novas lições e conhecer as perspectivas de outros líderes. Pensando nisso, reunimos uma lista com livros preferidos de 11 CEOs de startups brasileiras, com 12 indicações de livros para ler em 2021. Confira:

1. Satisfação Garantida, Tony Hsieh

Escrito pelo empreendedor Tony Hsieh, um de mais visionários de sua geração, o livro Satisfação Garantida é a indicação de Alex Frachetta, CEO do Apto. O executivo conta que a leitura inspirou a cultura da própria empresa. “Tanto no livro, quanto para nós, o sucesso e a felicidade do cliente é o objetivo principal. É o início, meio e o fim de toda a nossa operação. Baseados no livro e no autor, que faleceu recentemente, nomeamos uma sala de reuniões do Apto, para que sejamos constantemente lembrados da importância de trazer para toda a empresa, e não somente para o time de Customer Success, a obsessão em fazer sempre mais e melhor, priorizando os clientes”, explica Alex.

2. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção, de Reed Hastings

A indicação do Carlos Naupari, CEO da Fligoo no Brasil, é “A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção, escrito por Reed Hastings, fundador da Netflix. Para ele, o livro teve papel fundamental no entendimento sobre como funciona a criação de uma equipe fora de série e uma cultura forte. “Os principais aprendizados foram: confie nas pessoas que você contrata, seja sempre honesto com seu time, procure por um feedback sincero e, por fim, faça o melhor pela organização, não procure ficar agradando os seus superiores. Esses pontos trazem liberdade e leveza ao ambiente corporativo, possibilitando um crescimento que gera melhores resultados”, afirma Carlos.

3. Os nove titãs da IA, de Amy Webb

Os nove titãs da IA: como os gigantes da tecnologia e suas máquinas pensantes podem subverter a humanidade“, de Amy Webb, é o livro recomendado pelo sócio da Curseria, Celso Ribeiro. O título aborda o curso da história da Inteligência Artificial, analisando as nove maiores empresas do mundo, e discute a influência dessa tecnologia na economia e na política. “Amy Webb apresenta tendências do mundo e do mercado, a partir da análise do que está sendo feito por essas companhias. A leitura é uma excelente oportunidade para expandir as ideias, entender como essas empresas de tech estão se posicionando e evoluindo com a inteligência artificial e como isso vai mudar o mundo”, explica Celso.

4. Lunáticos (Loonshots), de Safi Bahcall

Francisco Ferreira, CEO e sócio-fundador da BizCapital, indica “Lunáticos (Loonshots): como fomentar ideias loucas que fazem o mundo avançar“, de Safi Bahcall. “Foi um livro fundamental para que eu pudesse fazer uma auto provocação. Não apenas para criar novos produtos e serviços, mas para enxergar as coisas sob pontos de vista totalmente inusitados”, explicou o CEO.

5. Churchill e a ciência por trás dos discursos, de Ricardo Sondermann

Além de Lunáticos, Francisco Ferreira, também indica a obra “Churchill e a ciência por trás dos discursos“, de Ricardo Sondermann,que o inspirou a prestar atenção na forma como estruturamos nossos discursos. “Essencial para dialogar e estimular o time, especialmente em um ano como 2020”, compartilha.

6. O coach de um trilhão de dólares, de Eric Schmidt

O livro “O coach de um trilhão de dólares: o manual de liderança do Vale do Silício“, com autoria de Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagle é indicado por Sobhan Daliry, CEO da NZN, e Rafael Stark, CEO & Founder da Stark Bank.

O livro conta a história de Bill Campbell, um ex-técnico de futebol americano que se tornou o confidente/amigo/administrador de grandes líderes do vale do silício, dentre eles Steve Jobs. Também é escrito por dois grandes líderes que tiveram influência de Bill Campbell em sua carreira: Eric Schmidt, ex-CEO do Google, e Jonathan Rosenberg, ex-VP do Google. Sheryl Sandberg, COO do Facebook, também teve Bill como coach.

“O livro é uma aula incrível de como a vida nos negócios também é uma questão de construção de relações humanas entre as pessoas. É um livro que todo líder deveria ler”, diz Sobhan. Rafael Stark afirma que o livro traz ensinamentos práticos sobre as startups de sucesso do Vale do Silício. “Aprender com os erros e acertos dos grandes torna os desafios do dia a dia mais fáceis de se resolver”, diz.

7. Sapiens, de Yuval Noah Harari

O livro”Sapiens: uma breve história da humanidade“, de Yuval Noah Harari, é a segunda indicação de Rafael Stark, CEO da Stark Bank. Para ele, a obra “agrega uma visão extraordinária sobre comportamento humano e nossa capacidade de se reinventar e criar, que é outro ponto fundamental para quem deseja empreender”.

8. Negocie como se sua vida dependesse disso, de Chris Voss

O livro “Negocie como se sua vida dependesse disso“, de Chris Voss, é a indicação do CEO do Vakinha, Luiz Felipe Gheller. Nele, o leitor aprende os cinco passos para ser bem sucedido em negociações. “Esse é um dos livros que mais recomendo. Além de ser fácil de ler, tem dicas muito práticas sobre negociação. O conteúdo me ajudou bastante nos negócios e também nos relacionamentos da vida pessoal”, conta Gheller. No programa Leitura Obrigatória, disponível no Administradores Premium, Rodolfo Araújo faz um resumo excelente das principais lições do livro.

9. Empresas feitas para vencer, de Jim Collins

O livro “Empresas feitas para vencer“, do autor Jim Collins é a indicação de Edivaldo Rocha, CEO da Claranet CorpFlex. Nele, o leitor conhece como as grandes empresas alcançam o sucesso e como é possível criar uma trilha de qualidade duradoura, mesmo que esse caminho pareça distante. “Como transformar empresas boas em excelentes é o grande desafio da gestão, independentemente de qual época, momento da empresa ou cenário econômico”, diz Rocha.

10. O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

O livro “O lado difícil das situações difíceis“, de Ben Horowitz, foi escolha dos CEOs Henrique Flores, da Contraktor, e Jaime Taboada, da Divibank. Para Henrique, a história do escritor, que fundou o Netscape e depois o vendeu para a HP por US$ 1 bilhão, apresentada na obra, é um aprendizado. O autor fala sobre a importância do investimento em pessoas e em produtos virem antes da preocupação com o lucro da empresa. Para Jaime, o livro tem apelo atemporal. “Li pela segunda vez este ano porque acho que é o melhor livro de gestão para CEOs. É divertido e tem seções que você pode ler especificamente quando está lidando com questões pontuais. Ou seja, um livro para ser lido e consultado para o resto da vida”, conta o CEO.

11. Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto

O CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, indica dois livros. O primeiro é “Gestão do Amanhã“,de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, que faz um panorama sobre o mundo atual e mostra tudo que é preciso saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial.

12. Vale de Israel, de Édouard Cukierman e Daniel Rouach

O segundo livro indicado por Marcelo Souza é “Vale de Israel: o escudo tecnológico da inovação“, de Édouard Cukierman e Daniel Rouach, que se aprofunda em explicar como a cultura israelense cooperou para o surgimento de uma economia de alta tecnologia. Para Marcelo, tanto “Vale de Israel” quando “Gestão do Amanhã” são importantes por abordarem novos negócios, pautados em novas ferramentas e no momento que estamos vivendo.

Texto originalmente publicado em 22 de dezembro de 2020 em https://administradores.com.br/noticias/12-livros-para-ler-em-2021-de-acordo-com-ceos-brasileiros

Redação
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