Como Cuidar da sua Carreira

Durante nossas consultorias de recolocação profissional, outplacement e transição de carreira, começamos a perceber que, em geral, as pessoas não pensam muito em suas carreiras. A vida atribulada, os inúmeros compromissos e a falta de tempo, parecem deixar as coisas meio sem rumo quando o assunto é cuidar da carreira profissional, ou seja, a vida segue o balanço da rotina, sem grandes planos.

Por que não temos o hábito de pensar na construção de nossas carreiras? Por que não fomos ensinados a cuidar da nossa vida profissional? Seria uma questão cultural ou pessoal? Proponho olharmos para o lado pessoal agora. Não cuidamos de nossa carreira por vários motivos: estamos bem empregados, gostamos do que fazemos e está bom assim, temos um bom salário, bons benefícios, a empresa é legal, tem uma equipe boa, o relacionamento é bom, respeitoso, divertido, comparado a outros lugares que já trabalhamos. Você já refletiu sobre isso?

Por que você não pensa na sua carreira? Existem inúmeras razões que podemos relacionar aqui, que justificariam a falta de interesse no assunto, e que nos mantém no piloto automático, sem pensar pontualmente em nossas carreiras, e mais, sem pensar na diferença que faria se pensássemos e cuidássemos de nossa vida profissional. Há algum problema nisso? Creio que não, quando tudo vai bem.

Se você decidir olhar para sua carreira somente depois de ser demitido, talvez consiga perceber que deixou o tempo passar, que tinha mil desculpas, e que não se desenvolveu como gostaria ou até como precisaria para manter seu emprego.

Olhar para o desenvolvimento da sua carreira tardiamente tem seu preço, e olhar somente quando a situação fica ruim, custa mais caro. É neste momento que você pára e reflete sobre seu trabalho e como você lidou com sua carreira. Pensa sobre sua profissão, seu cargo e o quanto você se desenvolveu ou não no decorrer do tempo. Reflete se poderia ter dedicado mais tempo para aprender coisas novas, ampliado sua gestão de conhecimentos, promovido novos desafios a si mesmo, oportunidades, ser reconhecido como um profissional de potencial diferenciado. Se isso tivesse acontecido, estaria numa situação menos crítica em momentos de crise, como hoje, com maior vantagem competitiva em relação a outros profissionais; seja na condição de não ser demitido, ou de ser o melhor perfil, aquele que desperta o interesse dos recrutadores, com maiores chances de ser contratado. Independente da situação,  você se sentiria melhor e mais confiante, não é? Já pensou nisso? Convido a pensar.

Num cenário de instabilidade no mercado de trabalho, como o atual, se você não se sente seguro sobre como você é visto ou o quanto suas competências são necessárias para o negócio em que participa, o que pode acontecer? Estar preparado para isso só lhe fortalece.

Mas o que é pensar na carreira?

Pensar na carreira é estar preparado, estar fortalecido para os momentos de instabilidade também. Pensar com foco, traçar objetivos claros do que se quer, do que se deve fazer para chegar lá, do que se deve aprender, do tempo a dedicar, dos frutos a colher, do legado a deixar para os seus colegas de trabalho e familiares. Isso é pensar na carreira. E isso deve ser uma constante, a cada passo e situação avaliar e decidir de forma alinhada ao seu plano de carreira, à direção determinada.

Como começar a planejar sua carreira

Sem planejamento e gestão de carreira, nenhum profissional obtém bons resultados. Se você manter um olhar constante para cuidar de sua carreira, provavelmente fará isso com tranqüilidade, com tempo para avaliar opções, diria que navegará em “mar calmo”.  Não que você não consiga, e não deva, quando a situação estiver mais difícil, quando o “mar estiver revolto”. Conseguirá sim, há muitos profissionais que lhe apoiarão neste trabalho! Mas tenha a ciência que exigirá mais esforço, mais investimento de tempo, talvez com um nível de ansiedade maior, um pouco mais de tensão pelos resultados em curto prazo, mas não desanime. Tenha a certeza que também é possível. A escolha do mar em que você quer navegar é sua.

Pense na sua carreira, comece a agir. De preferência hoje!

Tem alguma dúvida ou contribuição que podemos incluir em novos textos sobre este tema?

Deixe sua sugestão nos comentários! E aproveite para nos contar sobre suas experiências.

Redação
Write a Comment