o que é satisfação no trabalho para você

O que é satisfação no trabalho para você?

Antigamente, a satisfação no trabalho era medida basicamente pela ascensão salarial. No entanto, alguns pesquisadores já entenderam que a satisfação no trabalho está relacionada com a expectativa e realidade vivenciada pelos colaboradores no trabalho.

Para te ajudar a entender melhor sobre o tema, preparamos esse artigo para te explicar o que é e quais são as causas da satisfação no trabalho, quais são os autores que estudaram o tema, qual a importância desse assunto para as empresas e como ter colaboradores mais satisfeitos.

Boa leitura!

O que é a satisfação no trabalho?

A satisfação no trabalho pode ser definida como a forma que uma pessoa enxerga e se sente ao realizar as suas atividades profissionais. Consequentemente, tem a influência de vários fatores. No entanto, essa sensação pode depender de vários fatores, como:

  • ambiente e clima organizacional,
  • a segurança que a empresa oferece,
  • a higiene,
  • a forma de gestão,
  • a cultura da empresa e muito mais.

Além disso, a satisfação profissional também pode significar o estado emocional no qual a pessoa se encontra com os resultados obtidos com o seu trabalho. O fato de ter prazer em fazer o que se ama pode se transformar em satisfação.

5 fatores fundamentais para incentivar a satisfação no trabalho

Apesar de se sentir satisfeito no trabalho ser algo muito subjetivo, há alguns fatores que são comuns.

1 – Autonomia, propósito e aperfeiçoamento

O profissional se sente mais satisfeito quando possui liberdade para fazer os seus direcionamentos profissionais necessários. A autonomia desenvolve o propósito de progredir profissionalmente e incentiva a busca de se aperfeiçoar para alcançar seus objetivos.

2 – Clima organizacional e bons relacionamentos no ambiente de trabalho

Trabalhar em um ambiente respeitoso e agradável permite que o profissional seja ainda mais produtivo. Sem contar que, ter orgulho da empresa e de seus valores, torna os colaboradores mais satisfeitos.

3 – Valorização e realização profissional

Quando o profissional tem seu trabalho reconhecido e recompensado, a tendência é que o movimento de crescimento e aperfeiçoamento profissional seja ainda mais intenso.

4 – Separar vida pessoal da profissional

Se você deseja construir uma carreira de sucesso, você precisa estar satisfeito com o seu trabalho. Mas para isso é importante separar a sua vida pessoal da vida profissional, se permitindo viver momentos de lazer e descontração ao lado da família e amigos.

5 – Foco nos objetivos

Antes de qualquer coisa, é preciso definir o que é mais importante em seu trabalho. É preciso ter um objetivo que direcione as suas escolhas e te mantenha focado.

Autores que falam sobre a satisfação no trabalho

O tema satisfação no trabalho é objeto de estudo de diversos autores que procuram entender o que leva um indivíduo a se sentir satisfeito profissionalmente. Conheça alguns autores e suas obras

  • Elton Mayo ― Experiência de Hawthorne
  • Frederick Winslow Taylor ― Princípios de gestão científica
  • Frederick Herzberg ― The Motivation to Work
  • Lucien Karpik ― Expectations and Satisfaction in Work

Qual a importância da satisfação no trabalho para as empresas?

Como o capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa, é importante que as companhias se preocupem em manter os seus trabalhadores cada vez mais satisfeitos. Esse cuidado gera diversos benefícios, como:

  • De acordo com estudo da consultoria Right Management, pessoas motivadas são 50% mais produtivas. Sem contar que, profissionais satisfeitos tendem a executar suas tarefas com menos falhas.
  • Quando há satisfação no trabalho, geralmente não há motivos para sair de uma empresa. Consequentemente, o número de turnover fica menor, diminuindo os custos com desligamentos e recrutamentos.
  • Trabalhar em um ambiente em que você se sinta reconhecido, valorizado e satisfeito faz com que haja uma melhora no desempenho profissional dos colaboradores. Consequentemente, todos trabalham em busca de alcançar melhores resultados, diminuindo custos e aumentando o lucro.

Como medir a satisfação dos colaboradores de uma empresa?

O principal cliente da empresa precisa ser o funcionário, pois é ele quem projeta uma imagem positiva ou negativa do negócio no mercado. Mas como saber se seus colaboradores estão felizes, engajados, motivados e desafiados a contribuir com as metas do seu negócio? A melhor forma de responder essa pergunta é realizar uma pesquisa de clima.

A metodologia de Pesquisa de Clima desenvolvida pela People TI amplia o foco de avaliação para além de aspectos essencialmente motivacionais. Por meio de um questionário detalhado, você terá acesso a elaboração de relatórios estratificados, análise crítica dos resultados e suporte à elaboração de planos de ação.

Para saber mais, clique aqui e fale conosco.

Redação
Write a Comment