Conheça o efeito Zeigarnik

Conheça o Efeito Zeigarnik

Apesar do nome meio estranho, o efeito Zeigarnik é um mecanismo mental extremamente simples e que todos convivemos diariamente. Aliás, pode-se dizer que existe uma grande chance deste efeito estar agindo sobre você exatamente agora ou, pelo menos, você o sentir até o final do seu dia de trabalho/estudo.

Ficou curioso? Continue lendo e entenda mais sobre.

Boa leitura!

Afinal, o que é o efeito Zeigarnik?

Descoberto no início do século XX, por Bluma Zeigarnik, chama-se de efeito Zeigarnik a tendência de lembrar melhor as tarefas incompletas do que as concluídas. É aquele sentimento de culpa quando começamos algo e não terminamos.

Inclusive, você sabia que ele é aplicado de forma poderosa em filmes e livros na forma de ganchos (também conhecido como cliffhanger) para deixar o público curioso por saber o que vai acontecer logo mais?

O que você talvez não saiba, é que essa mesma estratégia pode ser utilizada de forma benéfica na realização dos seus projetos.

Quem foi Bluma Zeigarnik?

Bluma Wulfovna Zeigarnik foi uma psicóloga russa e foi por volta de 1920 que reparou no fenômeno pela primeira vez.

Durante um jantar em um pequeno restaurante austríaco, se deu conta de que os garçons conseguiam guardar detalhes de pedidos bastante complexos, mas somente quando os clientes ainda não haviam o recebido e pago a conta.

No entanto, uma vez que a comida foi entregue e a conta fechada, os mesmos garçons eram incapazes de recapitular as informações, como se os pedidos tivessem desaparecido de suas mentes. Zeigarnik ficou intrigada e curiosa a respeito da situação e resolveu estudar o fenômeno em seu laboratório.

Em um dos seus experimentos, foi reunido um grupo de 138 crianças para completar uma série de tarefas simples. Porém, na metade do processo, Zeigarnik interrompeu as atividades e uma hora mais tarde, verificou o que as crianças lembravam sobre as tarefas.

110 das 138 tinham memória mais vívida daquilo que estavam fazendo quando foram interrompidas.

Inclusive, após realizar um teste semelhante com adultos, chegou-se a conclusão que 90% deles também recordavam melhor as tarefas inacabadas.

Qual a explicação para o efeito Zeigarnik?

A explicação para esse fenômeno reside no fato de que faz parte da nossa natureza querer terminar o que começamos. Quando não conseguimos fazê-lo, sentimos como se algo estivesse errado. E como resultado, experimentamos um estado de tensão que nos faz tratar como prioridade aquilo que queremos acabar.

Ou seja, temos pouco interesse em nos lembrarmos de coisas que já concluímos, mas temos uma enorme motivação em direção às coisas inacabadas, que, por isso, ocupam posição de destaque em nossa mente.

Como tirar vantagem do efeito Zeigarnik?

Essa tensão cognitiva muitas vezes pode ser utilizada como motivação, tendo como resultado uma sensação de realização, satisfação, sem contar o desenvolvimento de hábitos positivos.

Com isso, você pode tirar vantagem do efeito zeigarnik das seguintes formas:

Superando a procrastinação

O grande problema da procrastinação é começar. Por isso, você pode dar um primeiro passo bem simples ou pequeno. Com isso, você terá iniciado uma tarefa, mas não terá terminado.

Consequentemente, o desconforto de uma tarefa não finalizada vai impulsioná-lo a concluir a atividade, ao invés de procrastiná-la mais uma vez. 

Limitando a multitarefa

Já foi comprovado que dispersar sua atenção em diversas tarefas ao mesmo tempo é uma inimiga da produtividade. Porém, o efeito Zeigarnik mostra que cada nova tarefa acaba por se transformar em uma interrupção do que estava sendo feito, causando a tensão cognitiva.

Assim, você pode ser impelido a estabelecer um limite razoável na sua lista de multitarefas, melhorando sua performance geral e reduzindo a carga emocional e a frustração associadas ao não cumprimento de seu planejamento semanal.

Como controlar o efeito Zeigarnik?

Quando utilizado de forma proposital e bem pensada, o efeito Zeigarnik pode ser benéfico em muitos casos. No entanto, ele também pode ter um papel negativo na sua saúde mental.

Tarefas incompletas, geralmente acionam seus mecanismos de autossabotagem e alimentam pensamentos intrusivos que produzem estresse, ansiedade, distúrbios de sono e até mesmo fadiga mental.

Por isso, para evitar que a tensão do efeito Zeigarnik provoque prejuízos, você pode: 

  • Fazer uma lista de tarefas – assim você se lembrará de todos os afazeres que você tem para o dia e para a semana.
  • Criar um sistema de organização – é importante que você tenha alguns “rituais”, com uma rotina matinal e uma rotina noturna bem estabelecidas. Assim, o seu cérebro entende que pode confiar no seu planejamento.
  • Reconhecer o seu progresso – o efeito Zeigarnik tem a tendência de nos fazer esquecer tudo que cumprimos. Mas não deixe de olhar para trás e enxergar tudo aquilo que você já fez. Inclusive, lembre-se da importância de comemorar cada conquista alcançada.
Redação
Write a Comment