5 motivos porque bons profissionais pedem demissão

5 motivos porque bons profissionais pedem demissão

Um dos grandes temores das organizações é a alta rotatividade. E esse medo não é somente pelos altos custos envolvidos no processo, mas também pela possibilidade de perda de bons profissionais.

Inclusive, você sabia que, em fevereiro de 2022, o Brasil registrou um número recorde de pedidos de demissão? A pesquisa realizada pela LCA Consultores apontou que foram mais de 500 mil demissões somente no segundo mês do ano passado.

Nesse sentido, é fundamental entender por que bons funcionários pedem demissão para que seja possível mapear os principais motivos de demissões para que ações de retenção sejam desenvolvidas.

Continue lendo e descubra os 5 motivos pelos quais bons profissionais podem estar se demitindo na sua empresa.

1 – Baixa Remuneração

O custo de vida aumentou drasticamente nos últimos anos. No Brasil, o custo de vida subiu 72% desde janeiro de 2019 até abril de 2022.

Com isso, cada vez mais profissionais estão em busca de empresas que ofereçam remunerações de acordo com as suas necessidades financeiras e até mesmo se aventurando no empreendedorismo para garantir mais qualidade de vida.

2 – Má Liderança

A frase “colaboradores não deixam as empresas, e sim seus líderes” nunca foi tão verdade.

De acordo com a pesquisa global Millennials & Gen Z 2022, feita pela Deloitte, as gerações Millennials (nascidos entre 1980 e início de 1990) e Geração Z (nascidos de 1995 a 2010) dificilmente ficam em uma empresa que não as valoriza.

Além disso, uma má liderança pode causar:

  • falta de motivação;
  • falta de perspectiva de carreira,
  • sobrecarga de trabalho;
  • ansiedade e estresse.

3 – Falta de flexibilidade

Desde a pandemia, flexibilizar a jornada de trabalho tem sido uma estratégia muito adotada pelas organizações. No entanto, há empresas que ainda mantêm uma postura extremamente rígida, com políticas que limitam a atuação e o crescimento dos seus funcionários, incentivando ainda mais o pedido de demissão.

Lembrando que se tornar uma empresa flexível não significa abrir mão das regras, mas sim, saber se adaptar às circunstâncias.

4 – Saúde mental

Para o profissional da atualidade apresentar bons resultados, independente do cargo ocupado, boa saúde mental e qualidade de vida são essenciais. E estar inserido em um ambiente de trabalho estressante, cheio de conflitos e onde não existe nenhuma oportunidade de crescimento afeta diretamente o psicológico dos seus colaboradores. 

Com isso, a primeira opção é procurar por um ambiente mais confortável e que apresente real preocupação com a estabilidade emocional da sua equipe.

5 – Excesso de trabalho

Como uma forma de aumentar sua margem de lucro, muitas empresas assumem uma quantidade maior de serviços, mas se recusam a expandir o seu número de profissionais. Consequentemente, delegam um excesso de tarefas que nem sempre serão entregues dentro do prazo e na qualidade esperada.

Sem contar que, quando há um aumento de trabalho, é natural que o colaborador também espere um bônus, aumento de salário ou promoção de cargo. E quando essa expectativa não é correspondida, o estresse do excesso de trabalho e a falta de reconhecimento podem culminar no pedido de desligamento.

Conte com a experiência da People TI

Após ler os motivos pelos quais bons funcionários pedem demissão, temos certeza que uma coisa ficou muito clara: o mercado de trabalho está mudando e se você deseja contratar e reter os melhores talentos, é preciso oferecer um ambiente de trabalho atrativo e encantador e que ofereça oportunidade de desenvolvimento.

Quer melhorar o seu processo de recrutamento e seleção? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos te ajudar.

Redação
Write a Comment