liderança situacional

Liderança situacional: você sabe o que é?

Líder é aquele que, quando a frente de uma equipe, inspira, motiva e engaja. E você sabia que existem diversos métodos para você exercer a liderança?

Neste artigo vamos falar sobre a liderança situacional, modelo que visa mais flexibilidade na atuação do líder, de acordo com diferentes contextos. Inclusive, alguns grandes nomes lideraram aplicando esse estilo, entre eles Jack Stahl, presidente da Coca-Cola de 1978 a 2000, Phil Jackson, técnico da NBA com 11 campeonatos conquistados, e até Steve Jobs.

Boa leitura!

O que é a liderança situacional?

A liderança situacional é, acima de tudo, uma metodologia de gestão estratégica de pessoas e negócios que baseia-se em uma teoria desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard. De forma resumida o modelo é baseado na quantidade de direcionamento e na quantidade de apoio que um líder deve fornecer de acordo com a situação e o nível de maturidade da equipe.

Ou seja, de maneira geral, esse estilo faz com que o líder adapte seu comportamento e atuação às necessidades de performance do time. Nesse sentido, age focado em fortalecer a relação com o liderado, atuando para apoiar suas necessidades de desenvolvimento.

E para alcançar o êxito, existem alguns pilares fundamentais que determinam o sucesso dessa abordagem. Confira abaixo:

  • Diagnóstico: análises cuidadosas sobre as situações, atentando-se a capacidade de performance do colaborador para completar alguma atividade.
  • Adaptação: capacidade de adaptar sua abordagem de acordo com o diagnóstico, sem deixar-se levar pela intuição.
  • Comunicação e influência: utilizar uma comunicação efetiva, sempre prezando pela clareza das informações e satisfação da equipe.
  • Performance: flexibilidade de gerenciar de acordo com os resultados. Caso esteja abaixo do rendimento esperado, é possível testar e mudar a rota, com atenção em construir uma equipe de alta performance.

Empresas que aplicam a liderança situacional devem prezar por gestores atualizados e interessados em acompanhar as tendências do mercado.

Quais são os tipos de liderança situacional?

Como é possível perceber, a liderança situacional não segue um modelo de gestão engessado. Além disso, uma das maiores vantagens em estabelecer esse tipo de liderança é a possibilidade de olhar para cada situação, aperfeiçoá-la e assim, construir um clima organizacional que funcione de maneira harmoniosa. 

No total, existem 4 tipos de liderança, que estão diretamente relacionadas às características do líder situacional e que funcionam sob dois eixos centrais, um mais diretivo e outro mais suportivo: 

  • Eixo tarefa/comportamento diretivo: o líder possui mais controle sobre a situação, determinando o que deve ser feito, como fazer e prazos.
  • Eixo relacionamento/comportamento de apoio ou suportivo: envolve mais diálogo e escuta, com o líder fornecendo suporte para a evolução da tarefa.

A partir desses eixos, é possível implementar um direcionamento que melhor se adapte às necessidades dos liderados. Para te ajudar a entender melhor, confira o gráfico a seguir: 

 Modelo de liderança situacional
Créditos: CLS Brasil

Estilo 1 – Direção

Essa liderança se aplica em situações onde a autonomia dos profissionais deve ser restrita e as atividades exigem supervisão.

Estilo 2 – Orientação

Ocorrem quando os profissionais são pessoas aptas a contribuir com as melhores ideias para um negócio, pois conhecem a empresa e o público como ninguém. No entanto, em campanhas robustas, com envolvimento da alta gestão, as equipes devem ser estimuladas e orientadas a fornecerem sugestões valiosas e bem fundamentadas para que os gestores aprovem sua execução.

Estilo 3 – Apoio

A supervisão sai de cena para que o líder assuma o papel de colaborador e incentivador, facilitando o trabalho dos profissionais;

Estilo 4 – Autonomia

O líder se limita a delegar responsabilidades para manter o trabalho organizado, mas os processos de tomada de decisões bem como a realização de tarefas são de responsabilidade integral das equipes.

Cabe ao líder, com toda a sua experiência, saber qual o tipo de liderança mais adequado para cada projeto do seu setor. 

Níveis de liderança situacional

Conforme é possível ver pelo gráfico acima, não é só o cenário que define o tipo de liderança que deve ser aplicado. A maturidade das equipes também deve ser considerada.

O nível de maturidade está diretamente relacionado ao nível de capacitação profissional. Tanto na hora de formar uma equipe quanto para gerir um projeto ou uma crise, os líderes devem considerar em qual patamar os seus liderados se enquadram.

P1 – Baixa vontade e Baixa capacidade

Quando as equipes ainda não tem conhecimento técnico e competências comportamentais o suficiente para agir de forma autônoma;

P2 – Alta vontade e Baixa capacidade

quando já são mais experientes, mas ainda precisam de apoio constante para realizar tarefas;

P3 – Baixa vontade e Alta capacidade

já tem habilidades técnicas e comportamentais, mas estão desmotivados ou não tem confiança para serem autônomos;

P4 — Alta vontade e Alta capacidade.

Quando a equipe está apta a qualquer modelo de liderança.

Perceba que, dependendo do patamar, as necessidades mudam. Por exemplo, mesmo que o estilo de liderança E4 se aplique a determinada situação, o líder deve optar pelo E1 já que os colaboradores ainda estão sendo treinados (P1).

Quais as vantagens da liderança situacional?

Como tudo que é estratégico, a liderança situacional traz diversos benefícios quando implantada, como:

  • Mais flexibilidade;
  • Mais compreensão quanto a experiências e curva de aprendizado distintas;
  • Treinamento constante dos colaboradores;
  • Criação de um ambiente confortável e suscetível ao desenvolvimento;
  • Considera diferentes fases de desenvolvimento;
  • Promove a adaptação em diferentes contextos;
  • Impulsiona o trabalho colaborativo .

De forma resumida, a liderança situacional encontra-se em maior sintonia com as novas gerações, que buscam ambientes de trabalho mais flexíveis e que tenham foco em um desenvolvimento abrangente.

A liderança ideal, no momento certo

A função do líder situacional, aliada a ferramentas de gestão garante que a empresa faça as escolhas certas para continuar crescendo. Sem contar que, mesmo que seja passível de falhas, é um estilo de liderança que mostra-se ideal tanto para quem precisa de uma liderança mais dirigida tanto para quem consegue trabalhar com mais autonomia.

Portanto, invista na sua empresa, em novos métodos como a liderança situacional, no treinamento e desenvolvimento de colaboradores, líderes e gestores.

E se você precisar de ajuda para implantá-la, conte com os mais de 10 anos de experiência da People TI.

Redação
Write a Comment