Cinco competências fundamentais de administradores de sucesso
É certo que o sucesso requer estudo e experiência, mas, muitas vezes, ele também está aliado a algumas competências essenciais do administrador
Não existe uma receita mágica para ser um bom administrador. Nem todas as práticas de Administração são perfeitamente universais e garantem boa gestão em qualquer empresa. É certo que o sucesso requer estudo e experiência, mas, muitas vezes, ele também está aliado a algumas competências essenciais do administrador. Confira cinco competências fundamentais de administradores de sucesso:
1. Ter visão ampla.
Muitos especialistas defendem que o bom administrador é aquele que, em uma organização, emprega a visão holística: em vez de enxergar cada área da empresa e seus pontos fracos e fortes, o administrador enxerga o todo, mantendo sempre em mente que a saúde do negócio depende de um bom funcionamento de todas as áreas em conjunto.
2. Saber tomar decisões difíceis.
Por maior que seja o planejamento em uma organização, algumas coisas darão errado. Problemas sempre irão existir, sejam eles internos, referentes ao funcionamento da empresa, ou externos, que são ainda mais comuns e que estão além do controle da Administração. Em situações difíceis, saber tomar boas decisões faz a diferença para a sobrevivência de qualquer negócio, e o caminho nem sempre é claro ou fácil. É neste momento que entra a capacidade de um bom administrador de escolher a ação mais sensata.
3. Aprender com os erros.
Nada de culpar os outros ou de lamentações exageradas. Um bom administrador, quando erra, é capaz de enxergar o erro como uma chance de aprendizado. Ele sabe que os erros garantem a evolução e sabe como tirar, de uma situação ruim, as lições necessárias para que melhorias sejam alcançadas.
4. Saber negociar.
Para alcançar os melhores resultados, saber negociar é fundamental. A negociação é algo que está presente, diariamente, na rotina de qualquer negócio. E aqui não nos referimos apenas à busca da melhor solução para os seus interesses, mas também a um acordo que possa ser favorável para todas as partes. Saber encontrar o equilíbrio na hora de lidar com o outro e expor suas demandas é uma competência que nem todos possuem.
5. Saber se relacionar com as pessoas.
Seja em relação aos seus colegas, parceiros de negócios ou clientes, o administrador precisa lembrar que, para ter sucesso, é preciso cultivar bons relacionamentos. Nas organizações modernas, as pessoas são os ativos mais importantes. Saber se relacionar envolve empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar compreender suas motivações e demandas. Para líderes, é essencial ter a capacidade de estabelecer relações de confiança e respeito com todos de sua equipe.
FONTE:
http://www.administradores.com.br
Publieditorial, PÓS ADM FGV , 20 de junho de 2018, às 10h20