Seu networking está mesmo funcionando?

Estar conectado com as pessoas abre portas que você nem sabia que existiam e poderiam se abrir para você. Mas será que seu networking está realmente funcionando?

Já faz tempo que o networking ocupa uma função muito importante na construção da nossa carreira, já que estar conectado com as pessoas certas faz você ter chances de estar mais próximo da oportunidade que tanto tem esperado.

E como quem não é visto não lembrado, fica fácil concluir que você deve estar atento a todas as formas que pode utilizar para gerar valor para sua rede de contatos e fazer com que eles lembrem de como você pode ser interessante para eles.

Não é suficiente apenas marcar encontros e trocar cartões para formar uma boa rede de contatos. Estar por dentro do que essa rede de contatos pode lhe oferecer ajuda a deixar claro para as pessoas quando as oportunidades que aparecem podem ser úteis para você.

Um almoço, um café, um happy hour. Sempre há um tempinho livre quando a gente quer. O encontro pode ser apenas para bater papo e atualizar um ao outro sobre a vida profissional ou então para pedir uma segunda opinião para algum projeto.

É preciso ir além de simplesmente estabelecer relações, compartilhar interesses e informações com outras pessoas. É necessário também mostrar interesse no que o outro tem a lhe ensinar, conhecer seus projetos e ideias. Ouvir é sempre melhor do que falar nessas horas. Não adianta querer usufruir e sugar de sua rede de contatos se você não tem nada para oferecer para eles ou gerar valor em suas vidas.

Sua rede de contatos pode fazer muito por você, mas você precisa saber como garantir que ela trabalhe ao seu favor e que elas sintam realmente a vontade para te ajudar, ja que você é um gerador de valor para suas vidas.

As pessoas que se conectam com você, de alguma forma esperam que você tenha algo de interessante para dar para elas. Seja um papo bacana, algo para ensinar ou simplesmente uma amizade sincera. Talvez sejam oportunidades profissionais ou ainda interesses maiores que isso. Mas, de qualquer forma, as pessoas esperam que você seja alguém de valor para suas vidas e possam mostrar esse valor no seu relacionamento com elas.

A gente sempre forma nossas redes de relacionamento pensando em tudo aquilo que podemos ter de retorno dessas pessoas, ou seja, como elas podem contribuir para nossa vida. Mas talvez estejamos esquecendo que o networking é uma via de mão dupla. Uma via muito tumultuada e movimentada, mas que precisa fluir para os dois lados.

Para conseguir ver valor em nossas conexões, primeiro precisamos mostrar valor para as pessoas também. Para isso, precisamos ajudá-las a verem em nós um ponto de apoio para questões específicas e pessoais. Seja para conectá-las com outras pessoas ou para aproximá-las de oportunidades interessantes.

Lembre-se de gerar valor para as pessoas que se conectam com você, para que elas possam perceber os benefícios de estarem conectadas com você. Isso mostra para as pessoas que de uma forma ou de outra você está preocupado em ajudar e quando ela puder retribuir, isso acontecerá de forma natural.

FONTE: SITE PROFISSIONAIS TI www.profissionaisti.com.br
Publicado em 18 de abril de 2017
TEXTO DE William Melle

Redação
Write a Comment