A importância do olhar do líder para a realidade

Um líder não pode simplesmente fechar os olhos para os problemas. Se há problemas, há soluções.

Um líder, além de ser responsável por uma equipe, um grupo ou até mesmo uma empresa inteira, precisa ainda ter uma visão ampla dos pontos positivos e negativos que o cercam. Mas o que isso quer dizer exatamente?

Significa que, ao mesmo tempo em que é necessário motivar a sua equipe, é importante também saber fazer com que todos entendam quais são os reais objetivos e quais são as dificuldades para alcançá-los. E tudo isso precisa ser feito de uma maneira que mantenha o engajamento de todos.

Motivação e realidade

Lidar com a motivação de toda uma equipe, enquanto precisa lidar com problemas reais e que nem sempre são fáceis, não é uma tarefa simples. Porém, um líder não pode simplesmente fechar os olhos para os problemas. Ao invés disso, uma alternativa é mudar a forma como eles são encarados. Se há problemas, há soluções. É nelas que o líder precisa estar focado para motivar a si mesmo e, consequentemente, seus colaboradores.

Uma das formas de manter uma equipe engajada é por meio da técnica do ciclo motivacional. Trata-se de uma estratégia que foca na superação de obstáculos e não nos problemas que existem ou que podem vir a existir. A própria palavra superação já muda o ponto de vista de uma pessoa sobre um problema. Porém, obviamente, só isso não é o suficiente para manter uma equipe motivada o tempo todo.

É necessário que as soluções apontadas sejam concretas. Se em uma loja há um problema de perda de clientes, um líder não precisa apenas dizer que é possível conseguir novos clientes. Ele precisa ser capaz de mostrar para a equipe como fazer isso. Traçar objetivos concretos e reais ajuda, pois todos percebem que existe uma evolução gradual.

Um grande diferencial do ciclo motivacional é que ele é adaptável. Em outras palavras, isso significa que, é possível mudar os objetivos quando se percebe que os resultados não estão sendo os melhores. É claro que isso deve ser conversado com a equipe, de maneira que todos entendam por que o plano irá mudar. Quando todos compram a ideia, também se motivam para continuar.

A importância da tomada de decisões

Como exposto anteriormente, é também papel de um líder saber quando mudar ou continuar com a mesma estratégia. Porém, saber exatamente quais são esses momentos não é exatamente fácil. Apesar disso, tomar decisões de maneira certeira e confiante faz toda a diferença, não apenas para as lideranças, mas para toda a equipe.

O mundo dos negócios pode ser comparado a um jogo de poker. Trata-se de uma realidade concreta e matemática, mas que também há informações incompletas. E da mesma forma que a tomada de decisões é uma das principais estratégias do poker, um líder empresarial precisa saber avaliar bem o cenário para gerir sua equipe da melhor maneira. Os resultados individuais e, consequentemente, da empresa, serão frutos dessa tomada de decisão.

O segredo está no equilíbrio

Há vários fatores que podem gerar desmotivação, como falta de perspectiva, falta de reconhecimento e sentimento de estagnação. E reverter a desmotivação de um funcionário é outro papel fundamental de qualquer líder.

Não basta apenas apontar direcionamentos e esperar que todas as pessoas reajam da mesma forma, assim como também não é eficiente esconder os problemas para que os membros da equipe acreditem que não há nada de errado. Além de não ser uma abordagem honesta e transparente, isso também não ajuda a solucioná-los.

O segredo está em um equilíbrio entre a motivação e a realidade. Não que a realidade em si seja desmotivadora, mas é importante apontar os desafios a partir de uma perspectiva de superação.

Em resumo, olhar para a realidade significa trabalhar na sua tomada de decisões ao mesmo tempo em que mantém a motivação dos seus funcionários. Trata-se de um desafio diário, porém necessário. Afinal, da mesma forma que você os mantém motivados, é a reposta deles que vai lhe manter engajado em seu trabalho.

Fonte: https://administradores.com.br, publicado em 18/12/2020.

Redação
Write a Comment