Como liderar equipes de diferentes gerações

Quando falamos em liderança, um dos maiores desafios dos gestores é saber como lidar com a diversidade, saber como liderar para gerações diferentes. Afinal, com tantos perfis diferentes entre os colaboradores de uma empresa, como é possível descobrir o que funciona para cada um?

A resposta é otimizar a sinergia do grupo através da valorização das habilidades individuais de cada funcionário. Você vai observar que estágios elevados de verdadeira colaboração serão atingidos quando, independente da geração que cada um pertence, existir alinhamento, significado e constância de propósito no consciente coletivo da organização. Neste momento, com sua sensibilidade, o gestor de uma equipe multinacional, ao lançar um olhar analítico sobre ela, percebe a necessidade de criar pontes entre as diferentes gerações. Isso fará toda a diferença para executar a gestão, atribuindo ao colaborador autoridade, respeito e admiração.

Para o gestor não resta outra alternativa senão conhecer de verdade os seus liderados. É preciso criar sua própria leitura sobre cada indivíduo antes de imaginar que tudo dele sabe apenas por conhecer sua data de nascimento e currículo. É preciso entender qual é o combustível que move cada um deles.

Cada indivíduo pode até ser classificado dentro das 4 principais gerações que fizeram e fazem parte do mercado de trabalho (Baby Boomers, Geração X, Millennials ou Geração Y, e Geração Z), mas abraçará para si apenas o que lhe fizer bem e independente de como for rotulado terá sua própria receita de sucesso e felicidade.

Se você quer entender melhor as diferentes gerações, aproveite para ver o vídeo All Work and All Play, da Box1824. A Box1824 é uma empresa de pesquisas de tendências de comportamento e consumo, e criou o vídeo abaixo a partir de uma pesquisa sobre as relações de trabalho entre as diferentes gerações, dos Baby Boomers, que buscavam estabilidade no trabalho, até os Millennials, que querem trabalhar com seu propósito.

É importante lembrar que cada uma dessas gerações mencionadas reúne características de pessoas que foram influenciadas pelo mesmo contexto histórico e que refletiu diretamente nos seus comportamentos, costumes e valores. Esses comportamentos podem ser observados especialmente no ambiente de trabalho. 

Qual o desafio do gestor ao lidar com equipes de diferentes gerações? 

O grande desafio do gestor é ressignificar, de acordo com cada geração e maturidade do indivíduo, sua leitura sobre tudo que sempre fez e fará parte do ato de gerir uma equipe: conflito, resiliência, motivação, decisão, comunicação, trabalho em equipe. Por exemplo, enquanto que para alguns colaboradores o “conflito” é sinônimo de “confronto”, para outros representa uma oportunidade de aprender diante de diferentes pontos de vista. “Motivação” pode ser “sucesso financeiro” para alguns, mas pode também ser “reconhecimento” para outros.

O que constrói um grande gestor é a preocupação genuína com o desenvolvimento e bem-estar de sua equipe. O acolhimento das necessidades e o cuidado com as vontades que podem dificultar o caminho. É a sensibilidade de receber com interesse cada colaborador e oferecer atenção e apoio. Comunicar com linguagem adequada e manter tratamento respeitoso e igualitário com todos. Para este tipo de gestor, a própria equipe se encarregará de fazer de sua gestão um sucesso. O tempo passará e as gerações também, e esta receita continuará a funcionar.

Você pode conferir algumas dicas para elevar o nível dos feedbacks, garantindo uma comunicação mais assertiva, aqui

Gerações à parte, nessa metamorfose ambulante que é qualquer organização, o segredo parece ser o mesmo: abraçar a tarefa de gerir, gostar de pessoas, estar aberto a aprender com cada geração, com cada indivíduo e combinar o que cada um tem de melhor a oferecer. Cada um no seu tempo, na sua maturidade, na sua velocidade.

Reter talentos não é problema para a empresa que investe no aprimoramento da sua gestão. Cada centavo investido é retorno garantido, principalmente quando os talentos estão distribuídos em diferentes décadas.

Tem alguma dúvida ou contribuição que podemos incluir em novos textos sobre este tema?

Deixe sua sugestão nos comentários! E aproveite para nos contar sobre suas experiências.

« »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

People TI - Soluções em Gestão de Pessoas e Carreiras | Projeto desenvolvido por Via de Negócios